Cresce número de furtos de veículos em Cotia. Granja Viana lidera

Dois tipos de crimes que mais ocorrem em Cotia são os roubos e furtos de veículos.

Toda semana ouvimos relatos de pessoas que ficaram sem seus carros ou motos e, além do prejuízo financeiro, fica também o trauma, principalmente quando há o contato com os bandidos.

Nos três primeiros meses de 2015, 103 veículos foram roubados e 73 furtados na cidade. Se compararmos com o mesmo período de 2014, houve queda nos casos de roubos (128 em 2014) e alta nos furtos (59 em 2014).

De acordo com os números apresentados pela Secretaria Estadual da Segurança, que divulga os dados mensais segundo os boletins de ocorrências lavrados nos quatro distritos policiais de Cotia, a maior incidência é na região da Granja Viana.

Os casos registrados no 2º DP da Granja são superiores aos outros distritos. Neste ano, ocorreram 51 roubos e 38 furtos. Esse número pode ser maior, já que os crimes que aconteceram no bairro aos finais de semana foram registrados na delegacia de Cotia, devido ao fechamento do DP da Granja aos sábados, domingos e feriados.

As ocorrências apresentadas na delegacia central de Cotia mostram 50 roubos e 31 furtos nos três primeiros meses de 2015. Já na delegacia de Caucaia do Alto, este número é reduzido, sendo 2 roubos e 4 furtos.

Veículos recuperados

Os mesmos dados da Secretaria mostram que em 2015 foram recuperados pela polícia, 127 veículos, sem especificar quando eles haviam sido subtraídos de seus proprietários.

Muitos destes veículos levados pelos bandidos são usados para a prática de outros crimes ou para fuga, mas muitos também são vendidos aos desmanches a preços muito baixos e as peças são negociadas em lojas que são coniventes com os crimes.