Criminalidade cresce em Cotia no início do ano, apontam dados do Estado

O ano de janeiro teve aumento em alguns tipos de crimes em relação a dezembro de 2016.

Os dados mensais mostrados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) apontam aumento na maioria dos crimes registrados.

O maior foi em relação aos furtos, subindo de 117 casos em dezembro para 146 em janeiro. Os roubos de veículos também tiveram alta no período, de 36 para 44. Roubo de carga mais que dobrou, saltando de 3 para 7.
Lesão corporal dolosa subiu de 42 para 47 e estupro de 2 para 6. Nas ocorrências de tentativa de homicídio, em dezembro nenhum caso foi registrado, mas 4 aconteceram em janeiro.

Roubo a banco teve um caso em Cotia, que aconteceu na Granja Viana. Nunca havia acontecido roubo a banco desde que a SSP passou a divulgar os índices, em 2009. Os casos de homicídio doloso tiveram empate, sendo 3 casos em dezembro e 3 em janeiro.

A partir de janeiro a SSP incluiu mais um tipo de crime em seu relatório, o estupro de vulnerável, que teve 3 ocorrências em Cotia.

Os dois crimes que tiveram redução de ocorrências entre dezembro e janeiro foram furto de veículos, com queda de 29 para 14 e roubos, de 142 para 91.

Os dados da SSP são divulgados mensalmente de acordo com os boletins de ocorrência registrados nas quatro delegacias de Cotia.