Defesas civis de Cotia e região vão receber treinamento para o El Niño
O Governo de SP, por meio da Defesa Civil do estado, vai capacitar pelo menos 3,5 mil agentes municipais até dezembro como parte do programa SP Sempre Alerta – Operação El Niño 2026/2027 para enfrentamento dos efeitos das mudanças climáticas no Estado. Nos dias 22 e 23 de outubro, o treinamento para os 39 municípios da região vai ocorrer em Osasco.
A operação que tradicionalmente prepara o estado para o período das chuvas vai ser reforçada neste ano por conta da passagem do fenômeno climático El Niño, com previsão de tempestades constantes e ondas de calor extremo para os próximos meses.
Para capacitar os agentes, a Defesa Civil programou uma série de treinamentos presenciais em várias regiões do estado, com aulas práticas e teóricas sobre medidas de antecipação e de combate a eventos extremos, como chuvas, enchentes, incêndios e deslizamentos, entre outras.
Dias 22 e 23 de outubro, o treinamento será realizado para a Grande SP, em Osasco, englobando as 39 cidades.
As capacitações contam com a participação de representantes das Defesas Civis e têm como objetivo formar multiplicadores e ampliar a capacidade de prevenção e resposta das equipes locais.
Durante as oficinas, os municípios serão equipados com Kits Verão, compostos por bonés, botas de PVC, capas de chuva, capacetes, coletes operacionais, fitas de isolamento, jardineiras, lona, luvas e pluviômetros. Os materiais reforçam a estrutura para atuação em campo durante ocorrências relacionadas às chuvas.
A grade inclui conteúdos sobre alagamentos e atendimento pré-hospitalar, Sistema de Comando de Operações de Emergência, Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil, prognóstico climático relacionado ao El Niño, políticas públicas em situações de anormalidade, gestão de abrigos e elaboração de planos de contingência para eventos extremos.
