Demolida a última parte do que era a antiga fábrica Calfat, no Atalaia

Durante décadas funcionou no Atalaia o Cotonifício Calfat, uma indústria têxtil que foi inaugurada em 1953 e que em 1978 teve sua falência decretada. Empregou centenas de cotianos em seus mais de 20 anos de existência.

A fábrica ficava onde hoje funciona a UPA 24h, a UBS Atalaia e a escola Osny Fleury. Aliás, o muro da frente da escola Osny foi aproveitado com parte do alicerce da fábrica próximo à calçada do início da Estrada do Morro Grande.

Ao lado da fábrica foram construídas algumas casas, que, segundo moradores antigos do bairro, elas eram usadas para moradia de funcionários.

Com o passar do tempo a fábrica foi sendo demolida até dar espaço a outras edificações. Mas, as casinhas ainda ficaram em pé até meados de 2017, quando também vieram abaixo. As fotos abaixo mostram o antes e depois.

Uma parte destas construções ainda resistiu, justamente a que ficava atrás da Paróquia São Pio 10. Mas, nesta sexta-feira recebemos imagens de nosso leitor Jota Torrezani, que mostra a demolição deste pedaço que ainda existia e era os fundos das casinhas.

No local será construído um estacionamento , já que na região há carência de vagas e muitas pessoas que frequentam as unidades de saúde reclamam disso.

Parte do muro sendo demolido

Antigas casinhas em foto de 2011 na parte de cima e a área limpa em 2018
Interior da indústria Calfat, em foto da família Silveira Campos