Dengue atinge 95% das cidades brasileiras. Cotia passa dos 1.700 casos e demora nos resultados ‘mascara’ esse número

Os casos de dengue explodiram no país, sobretudo na Região Sul, e a doença já atinge 95% dos 5.568 municípios brasileiros. No ano passado, 88% das cidades haviam registrado casos.

Neste ano, a dengue chegou a localidades que nunca haviam registrado casos da doença na história, como a cidade turística de Caçapava do Sul, no Rio Grande do Sul.

Até sexta-feira (5), o Brasil registrou 2.747.643 casos prováveis de dengue em todo o país. Nesta semana, o número de mortes ultrapassou mil – atualmente, são 1.078 confirmados pela doença neste ano.

Em Cotia, a Prefeitura decretou Estado de Emergência na semana passada. No último balanço, a cidade tem 1.702 casos confirmados, 422 suspeitos e uma morte. Este número é maior, já que há morosidade no registro e resultados de exames.

Para se ter uma ideia, o editor do Jornal Cotia Agora foi diagnosticado com dengue por uma médica da UPA na segunda-feira (1), mas o teste só foi feito na sexta-feira (5). Porém, o resultado só sairá em 27 dias. Há muita demora nos resultados dos testes.

No país, outras 1.593 mortes estão em investigação, ou sejam, também podem ser decorrentes da dengue. Segundo dados do Ministério da Saúde, a doença atinge principalmente pessoas entre 20 e 29 anos. Mulheres são maioria (55,4%) entre os casos.

A unidade da federação com maior coificiente de incidência de casos é o Distrito Federal, seguido por Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná e Goiás. Os estados com menor incidência são Roraima, Ceará, Maranhão, Alagoas e Sergipe.

Do iG Saúde, com Cotia Agora