Depois de cinco meses zerados, Cotia tem 31 casos de dengue em pouco mais de um mês

O Jornal Cotia Agora publica mensalmente o balanço da Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado em relação aos casos de dengue na cidade e, nos últimos cinco meses, de outubro a fevereiro, não aconteceu nenhum registro de pessoas picadas pelo mosquito.

Mas, números atualizados pela Vigilância Ambiental de Cotia, somente em março e primeiros dias de abril, foram 31 novos casos e o sinal de alerta foi ligado pela administração.

Tradicionalmente, entre março e maio, os municípios registram um aumento no número de casos confirmados de dengue em relação aos demais meses do ano e, por conta disso, a Vigilância Ambiental intensifica as ações de combate à doença com visitas de casa em casa para reforçar a população sobre a necessidade permanente dos cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti (causador da dengue e de outras doenças como a zika, febre amarela e chikungunya).

As visitas são intensificadas aos finais de semana, para aumentar as chances de o responsável pelo imóvel ser encontrado. Durante a vistoria, é feita a varredura no quintal para identificar possíveis focos do mosquito e de locais com água parada exposta e que podem servir de criadouro para o Aedes.

A coordenação da Vigilância Ambiental informou que durante as visitas são passadas orientações sobre a eliminação do mosquito e é entregue material informativo. “Em janeiro e fevereiro deste ano, Cotia não registrou nenhum caso de dengue. Já em março foram anotadas 24 confirmações e nos primeiros dias de abril já são sete casos”, alertou Páscoa Bichiato, coordenadora da Vigilância Ambiental. Ela destacou que as ações de combate acontecem o ano todo, mas que o engajamento da população é determinante para acabarmos com os focos do mosquito. Não houve registro de óbito e de nenhum caso grave.