Depois de três décadas Cotia pode ter volta das “ruas de lazer” nos bairros

Quem é antigo em Cotia vai se lembrar das ações realizadas pela Prefeitura de Cotia na região central e alguns bairros aos finais de semana, a “rua de lazer”, que consistia no fechamento de algumas ruas para o trânsito de veículos e os locais se transformavam em área de prática de esportes e lazer.

As “ruas de lazer” foram realizadas no final da década de 70 e nos anos 80 e agora um Projeto de Lei aprovado na Câmara Municipal quer trazer este tipo de entretenimento aos moradores de Cotia.

O Programa Ruas Abertas quer destinar temporária ou permanente trechos de vias públicas, praças e largos para atividades de esporte e cultura, que engloba três modalidades, Ruas de Cultura, de Lazer e 24 Horas. Elas funcionarão aos domingos e feriados das 9h às 17h.

As Ruas 24 Horas terão permissão de funcionamento ininterrupto com atividades, inclusive aos sábados, desde que os locais sejam somente de pontos comerciais, sem residências e deverá ter linhas de ônibus em horários especiais no período noturno, além de iluminação pública adequada.

O PL ainda diz que será proibida qualquer emissão de ruídos sonoros, ou seja, nada de pancadão e carros com som ligado.

As ruas que farão parte do Programa ainda serão definidas pela Prefeitura de Cotia. O PL do vereador Edson Silva foi aprovado pela Câmara e seguiu para a sanção ou veto do prefeito Rogério Franco. Caso seja aprovado, a Prefeitura ainda terá 90 dias para a implantação.