Deputado quer acabar com mordomia de uso de carros oficiais no estado de SP

Um Projeto de Lei do deputado estadual Arthur do Val (Patriotas) quer acabar com uma mordomia que existe há muitas décadas no Brasil, o uso de carros oficiais no estado de São Paulo.

O PL, que foi colocado em pauta nesta terça-feira (15) e não tem data para ser votado, proíbe o uso de veículos nos três poderes do Estado, no Ministério Público e de todo órgão ou entidade da administração direta e indireta e só poderá ser feito por motivos de segurança, de forma devidamente justificada e publicada com antecedência no Diário Oficial, por no máximo 15 dias.

O deputado, que foi candidato a prefeito em São Paulo em 15 de novembro, justifica: Um traço marca o Brasil desde a sua fundação: o patrimonialismo. A ânsia de confundir o público com o privado está enraizada no Estado brasileiro. Somos o país do super salário, dos penduricalhos e dos imensos privilégios. Não podemos ter a pretensão de acabar com o patrimonialismo brasileiro com uma canetada, mas há a possibilidade de diminui-lo aos poucos.

Todos os deputados estaduais de São Paulo têm direito a uma imensidão de privilégios: duas dezenas de assessores, auxílio saúde e hospedagem, verba de gabinete, motorista e carro oficial. Partindo do princípio de que todos os parlamentares paulistas estão no grupo do 1% mais rico do país, esses privilégios não são necessários.

Em São Paulo, temos a oportunidade histórica de continuar sendo vanguarda nos valores da democracia liberal e na igualdade entre entes públicos e a população. Em 2013, nossos pares daquela legislatura extinguiram o auxílio-moradia. Começando por São Paulo, o Brasil deixará de ser o país do sobrenome, da carteirada, do elevador privativo e do carro oficial. Parlamentares são líderes. O melhor modelo de liderança se dá pelo exemplo.