DER abre licitação para instalação de sistema inteligente de monitoramento na Raposo Tavares

A volta dos radares na Raposo Tavares segue indefinida, depois da licitação para contratação de uma nova empresa ter sido adiada, conforme publicou com exclusividade o Jornal Cotia Agora em 2021.

Agora o DER – Departamento de Estradas de Rodagem abre uma nova licitação para a prestação de serviços de implantação, disponibilização, desenvolvimento, operação e manutenção de ITS – Sistemas de Transportes Inteligentes, com câmeras, leituras eletrônicas, análise de tráfego, telefones convencionais e 0800 e painéis de mensagens. Serão 15 câmeras entre os kms 10 e 34, trecho administrado pelo DER.

O objetivo de implantação de uma “Rodovia Inteligente” é, dentre outros, o de fazer uma comunicação clara e segura entre uma Central de Operação e os usuários da via, de forma a disponibilizar no momento necessário informações concisas sobre as condições gerais do tráfego em tempo real.

Para a instalação de uma “Rodovia Inteligente” é necessária a implantação de equipamentos e sistemas que, integrados, proporcionarão as facilidades a serem ofertadas aos usuários da via. Todas essas ações quando implantadas permitem na teoria que seja reduzido o número de acidentes, com consequente redução de recursos para cobrir os custos associados a eles, a melhoria do nível de serviço da rodovia, que pode ser traduzida pela melhora da qualidade do fluxo, o atendimento às principais necessidades dos usuários, tais como: socorro mecânico leve e pesado, carros de apoio, câmeras de monitoramento em tempo real.