Desesperada, moradora da região da Granja Viana relata onda de violência sem limites

Não é de hoje que o Jornal Cotia Agora vem mostrando a onda de assaltos em diversos bairros de Cotia, seja em pontos da periferia como em bairros de classe média.

A Granja Viana e região vem sofrendo há muito tempo com a violência, como mostramos recentemente (e a grande mídia também), sequestros relâmpagos cometidos sobre mulheres, principalmente na porta de condomínios.

Uma moradora da região, representando diversos munícipes e vizinhos, enviou um relato desesperado, mostrando que a população cotiana, como em muitas cidades paulistas, não aguenta mais a violência e o descaso das autoridades. Confira o relato dela, que pediu anonimato por medo de represálias:

“A situação aqui na região está de criar pânico nas pessoas, não dá para continuar desse jeito. Há uns 20 dias um vizinho meu, com uma criança de apenas 8 anos, foi assaltado e sequestrado na Rua Monet e ficou no porta malas do carro em poder dos assaltantes por aproximadamente três horas, com o sobrinho no banco de trás, frequentando vários lugares e com os cartões dele comprando em vários comércios da região. Imagine como foi ele no porta malas sabendo que uma criança que nem filho dele é, tinha vindo apenas passar o feriado na casa dele, estava no banco de trás, passando por todo esse desespero, pois esse assalto foi feito em duas motos, onde os passageiros tomaram o carro e ainda nessas três horas pegaram mais dois caras em algum lugar e colocaram nesse carro. Volto a reforçar, a criança junto. Adulto no porta malas e criança com os criminosos no banco de trás. Imagine os danos que essa criança pode ter, assim como o adulto também.

Ontem mais um vizinho, estava entrando no condomínio e veio uma moto com dois bandidos armados aqui no Jardim Barbacena e assaltaram ele também, entrando em casa logo que ele vinha chegando do serviço.

Também essa semana, na segunda-feira tentaram pegar uma mulher em frente ao Colégio Mário Schemberg e a mesma bateu o carro no poste para não ser levada e parece que eles fugiram.
Não dá para viver desse jeito. É triste sentir medo de sair de casa. Temos filhos pequenos e o mínimo que pedimos é para que eles sejam preservados de tanta ruindade humana.

Pagamos em dia nossos impostos, hoje em dia o valor que estamos pagando de impostos que vai para a maldita corrupção, é maior do que o que ganhamos. Fazemos contas para conseguir comer do bom e do melhor, passamos vontades, mas os impostos estão sempre em dia. E o mínimo que precisamos, cadê???????
Não podemos ter um carro bom, um celular bom, nem uma bolsa melhorzinha, que é só sair na rua e pronto…Levam tudo… Cadê a segurança daqui???????
Façam algo pelo amor de Deus, se não por nós, pelas nossas crianças, que merecem crescer com a fantasia de que o mundo é bom.

O Jornal Cotia Agora enviou a reclamação da moradora para a Secretaria Municipal de Segurança Pública. O secretário da pasta, Almir Rodrigues, enviou a seguinte nota:

Tenho acompanhado de perto os últimos acontecimentos que têm, literalmente, tirado a paz e o sossego de vocês. Infelizmente, a criminalidade é um problema nacional e nós, aqui em Cotia, também sofremos esse reflexo da impunidade e do crescimento do crime organizado, que assola os brasileiros de bem.
Nos últimos dias temos realizado, eu e o comando da Guarda Civil Municipal, algumas reuniões para que, estrategicamente, possamos atender não só os moradores do km 21, mas de toda a cidade. Apesar das ocorrências registradas nesta região, temos trabalhado duro e alcançado bons resultados no que tange a violência urbana. Algumas iniciativas são extremamente delicadas e devem ser amplamente estudadas antes de ser executadas. Outras dependem de processos burocráticos oriundos da máquina pública. Apesar disso, tenho plena consciência de que o sossego, a paz e o direito de ir e vir não esperam.
A instalação do totem de segurança interativo acontecerá muito em breve logo no início da Monet, cruzando com a Adib Auada. Os totens contam com câmeras que serão monitoradas 24 horas pela Guarda Civil Municipal. Eu me sentiria realizado se pudesse implantar este totem nos mais de 230 bairros da cidade. Num futuro próximo, quem sabe?! Por enquanto, os locais para instalação serão definidos pela nossa equipe de inteligência. Vale ressaltar que somos a cidade que mais vai instalar totens na Grande São Paulo.
Além disso, intensificamos o patrulhamento na área, de modo a coibir a ação dos criminosos.
Por outro lado, pedimos aos moradores que colaborem conosco nesta empreitada que será zerar o índice criminal nesta área.

✔️Solicitamos que todas as vítimas dirijam-se à Delegacia e façam o Boletim de Ocorrência. Infelizmente, a ausência de BO’s ainda é uma triste realidade que dificulta o trabalho das forças policiais. Lembrem-se: a polícia não atua a partir de reclamações em mídias sociais e sim através de dados oficiais.

✔️Participem das reuniões de segurança. O Conselho de Segurança da Granja Viana, por exemplo, faz reuniões mensais, onde os moradores têm a oportunidade de interagir com representantes das Forças Policiais. Infelizmente, as reuniões do Conseg possuem baixa participação popular, mesmo diante do amplo trabalho que a sua presidente, Maria Goreti, exerce voluntariamente em benefício de toda a região.

✔️Denunciem ao menor sinal de que um crime está prestes a acontecer.
✔️Viu uma viatura da GCM?! Apresente-se aos guardas, converse, troque informações. A GCM faz policiamento comunitário e preventivo e tem como principal objetivo a aproximação com os cidadãos de bem, a fim de, juntos, combater a ação de criminosos.

Disque 190 – Polícia Militar
Disque 153 – Guarda Civil Municipal
Fico à disposição para perguntas e dúvidas.