Diferente dos últimos anos, Cotia não terá celebração do Ano Novo Chinês

Por conta da pandemia do coronavírus, Cotia não terá em 2021 a festa que mais atrai turistas para a cidade, o Ano Novo Chinês, que começa a ser celebrado neste dia 12 de fevereiro.

O Templo Zu Lai segue fechado desde o início da pandemia e não tem previsão de reabertura, por isso, sua tradicional festa não será realizada.

Em sua rede social, o Templo Zu Lai destaca: “Hoje é a passagem do Ano Novo Chinês, pela tradição, começa o Ano do Boi. No passado, nossos ancestrais contavam com búfalos e bois para arar a terra e transportar os grãos.

Como diz a abadessa do Templo Zu Lai, mestra Miao You, eles simbolizam o esforço na direção certa, a força e o trabalho, então, para nós este ano representa o esforço que todos devem fazer em benefício de si mesmos, sua família e nossa nação, junto com o cultivo da força interior: sejamos diligentes e perseverantes. Que todos tenham saúde, paz interior e condições favorecedoras!

Em tempo, o Templo continua fechado para visitação e está com atividades suspensas, contudo, como se vê na foto, está enfeitado para recepcionar o Ano Novo pelo antigo calendário lunar”.

Sobre o boi

O boi é o segundo animal do zodíaco chinês. Os 12 signos do horóscopo chinês são utilizados para representar os anos. Como o ciclo se repete a cada 12 anos, 2020 encerrou um ciclo representado pelo rato, e em 2021 um novo ciclo se inicia, com o boi.

Em 2021, o ano será do signo de boi (búfalo) com o elemento metal. Desta maneira, segundo a astrologia chinesa, espera-se a chegada de um ano de trabalho árduo e de superação. O sucesso será fruto de muita disciplina, perseverança e dedicação.

Os últimos anos do boi ocorreram em: 1913, 1925, 1937, 1949, 1961, 1973, 1985, 1997 e 2009.

O ano na China

Diferentemente do calendário ocidental, que é organizado pelo movimento de translação da Terra e, por isso, o ano possui 365 dias, o calendário chinês é lunissolar, ou seja, é organizado de acordo com as fases da Lua e a posição do Sol.

Por esse motivo, não há uma data fixa para o início do ano chinês; o seu início acontece entre 21 de janeiro e 20 de fevereiro, em decorrência do surgimento da primeira lua nova.

Para fins civis, os chineses utilizam o calendário gregoriano, utilizado na maior parte do mundo, e o calendário chinês marca as festividades e datas importantes.

A festividade que marca o início do Ano-Novo Lunar no calendário chinês é chamada de Festival da Primavera, celebração mais importante do calendário, que dura 15 dias e se encerra com o famoso Festival das Lanternas.

Do Cotia Agora