Diretor da OMS diz que pandemia de coronavírus está perto de acabar

Mais de dois anos após as primeiras mortes pelo coronavírus serem diagnosticadas e da OMS – Organização Mundial de Saúde ter decretado emergência global, a pandemia pode estar com seus dias contados.

Em uma entrevista realizada nesta quarta-feira, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhamon, disse que já “é possível enxergar o fim da pandemia”, usando como base o último relatório de mortes semanais relatadas em todo o mundo, que foi o menor desde março de 2020.

“Nunca estivemos em melhor posição para acabar com a pandemia. Ainda não chegamos lá, mas o fim está à vista”

O diretor, no entanto, alertou que a doença ainda não acabou. “Um maratonista não para quando a linha de chegada aparece. Ela corre mais forte, com toda a energia que lhe resta. Nós também devemos. Podemos ver a linha de chegada. Estamos em uma posição vencedora. Mas agora é o pior momento para parar de correr”, disse.

Na última semana de setembro (5 a 11), o número de novos casos caiu 28% em nível global, em comparação com a semana anterior, e o número de novas mortes também teve queda expressiva, de 22%, com a mesma base de comparação. Apesar da queda, o número de mortes ainda é alto, 11 mil pessoas em apenas uma semana.

Nesta quarta (14), a OMS atualizou as principais recomendações para os países enfrentarem a doença neste final de pandemia, entre elas o investimento na vacinação de 100% dos grupos de risco, manutenção de testes e sequenciamento do vírus SARS-CoV-2, integração dos serviços de testagem a outras doenças respiratórias, como a influenza, e planejamento estratégico para o caso de surtos, além de manutenção da prevenção e controle dos casos.

Do Metro