É época de ar seco em Cotia. Evite queimadas e veja como cuidar da saúde

Por Beto Kodiak

Neste período de falta de chuvas, o número de queimadas aumenta em Cotia. Com a estiagem, que deve durar até outubro, é certeza de muito mato seco e queimadas. Com a fumaça, é um transtorno muito grande para as pessoas, principalmente quem tem algum problema respiratório, como asma, bronquite, rinite, entre outros.

Nesta semana já deu para perceber o ar seco em Cotia, as narinas ardem, olhos idem e é preciso redobrar a atenção. Nesta matéria vamos dar dicas de evitar atear fogo (lembrando que é crime ambiental), cuidados com as queimadas e também com a saúde.

Queimadas

O Corpo de Bombeiros de Cotia alerta sobre os cuidados para evitar o surgimento do foco em terrenos baldios e áreas de vegetação. A orientação é que a população redobre os cuidados para não propiciar novos incêndios, pois a atividade de combater incêndios é complexa, seja por sua extensão ou por sua localização. Trazendo ainda grandes malefícios à população atingida, podendo se propagar para indústrias, estabelecimentos comerciais e centros urbanos, causando estragos na natureza.

Os Bombeiros alertam a população e recomendam que todos tenham especial atenção com o trato do lixo, não queimando resíduos em terrenos baldios, pois podem propagar as chamas para outros locais. Não descartar resíduos em lugares de vegetação, principalmente objetos de alta inflamabilidade.

Além disso, lembra que pontas de cigarro não sejam lançadas pela janela do carro. Devido à baixa umidade no período da seca, a vegetação se incendeia com muita facilidade.
Os incêndios provocados pelo homem matam os animais, destroem a vegetação, poluem cursos d’água, enfraquecem o solo, causam erosões e a fumaça provoca acidentes nas estradas e agrava problemas respiratórios. Queimadas em vegetação para limpeza de terrenos é proibida em tempos de estiagem e só podem ser feitas com autorização do órgão ambiental responsável. Em caso de queimadas próximo à sua casa, ligue para os Bombeiros no telefone 193.

Saúde

O ar mais seco aumenta a concentração de poluentes na atmosfera e, as baixas temperaturas e poluição do ar aumentam os riscos de doenças respiratórias e cardiovasculares. As alterações climáticas desta estação nos predispõem a diversas doenças respiratórias como resfriado, gripe, crise de asma, bronquite, sinusite e pneumonia. Os principais vilões são os vírus respiratórios que causam o resfriado e a gripe, sendo transmissíveis por gotículas respiratórias. Os ambientes fechados são propícios para a disseminação destes vírus, pois as gotículas respiratórias também contaminam o ambiente. Por isso, é importante manter ambientes ventilados e lavar as mãos com frequência.

Dicas úteis para evitar as doenças respiratórias e cardiovasculares durante o outono:

-Mantenha o organismo hidratado
-Evite fumar ou se expor a ambientes com muita poeira ou fumaça
-Mantenha o ambiente arejado. As bactérias e vírus se disseminam em ambientes fechados
-Lave as mãos com frequência
-Mantenha as vacinas em dia
-Aqueça o ambiente de trabalho e da casa nos dias mais frios, mantendo a umidade adequada
-Utilize roupas adequadas e luvas quando houver necessidade de se expor ao ar livre em dias frios
-Mantenha hábitos saudáveis como tempo de sono adequado, alimentação saudável, exercícios físicos.