É falso o vídeo que circula nas redes, de carro multando na Raposo Tavares

Um vídeo que circula na internet mostra uma VW Saveiro circulando pela região do km 23 da Raposo Tavares com um aparelho acoplado na lateral, bem próximo ao solo.

Em várias postagens, inclusive em páginas de falsas notícias nas redes sociais, pessoas fazem alerta de que estão multando motociclistas que circulam no corredor entre os carros ou até que estão fiscalizando através de uma câmera com IA, veículos com placas falsas ou sem licenciamento.

É tudo mentira. O Jornal Cotia Agora apurou que o veículo das imagens é de uma empresa de engenharia que presta serviços às concessionárias e o equipamento serve para medir a estrutura do asfalto para detectar possíveis rachaduras ou deformidades, além, também de sinalização.

A empresa, que fica no interior de SP diz em seu site que “Faz consultoria dedicada ao monitoramento, inspeção e cadastro de ativos rodoviários, gerando informação técnica confiável para a gestão de malhas viárias complexas. Atendem concessionárias, órgãos públicos e parceiros de infraestrutura com levantamentos georreferenciados, inspeções cadastrais e diagnósticos estruturais em conformidade com as normas técnicas vigentes — sem executar obras, apenas produzindo o conhecimento que orienta cada intervenção”.

Sempre fica o alerta: Cuidado com o que posta e compartilha nas redes sociais. Apure primeiro, antes de divulgar informações falsas.