Eleições 2016 poderá ter biometria em algumas seções de Cotia

O TSE – Tribunal Superior Eleitoral implantou o sistema de biometria para confirmar a identidade do eleitor no momento do voto gradativamente em todo o País.

Em São Paulo, nas Eleições 2010, apenas o município de Nuporanga teve a votação feita com o sistema de biometria

Assim, nas eleições gerais de outubro de 2014, 15 municípios paulistas utilizaram a biometria.

Desde 1º de outubro de 2015, todas as zonas eleitorais do Estado estão aptas a realizar o cadastramento biométrico. Considerando o expressivo número de eleitores, o objetivo do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) é alimentar aos poucos o cadastro de todos os municípios com os dados biométricos dos cidadãos. A ideia é evitar grandes aglomerações nos cartórios eleitorais no futuro, quando o cadastramento se tornar obrigatório.

Na região, apenas Embu das Artes utilizou da biometria na última eleição. Cotia já está fazendo o cadastramento biométrico e a previsão inicial era de que os mais de 150 mil eleitores só votariam neste sistema nas Eleições de 2018.

Mas, o Jornal Cotia Agora apurou na última quinta-feira (07) que alguns dos eleitores que já estão cadastrados poderão votar com o novo sistema, já como uma espécie de treinamento de mesários e fiscais.

A decisão de implantar a biometria na próxima eleição em Cotia ainda não é definitiva, mas pode ocorrer, conforme apurou nossa reportagem no Cartório Eleitoral da cidade.

O agendamento para o cadastramento biométrico já acontece em Cotia e as filas têm aumentado nas últimas semanas. A previsão é que com o passar do tempo o volume de pessoas que procuram o cartório aumente.

Vale ressaltar que ainda não é obrigatório o cadastramento para a eleição deste ano.