Eleições 2022: Conheça os candidatos ao Senado por São Paulo

Vaga é disputada por 10 concorrentes. Veja quem são:

-Edson Aparecido (MDB): Formado em História, é ex-deputado estadual e federal. Foi secretário de Desenvolvimento e Gestão Metropolitana do Estado de São Paulo e da Casa Civil. Chefiou ainda a pasta da Saúde da capital nas gestões Bruno Covas e Ricardo Nunes.

-Ricardo Mellão (Novo): Tem 37 anos e é advogado especialista em Direito Administrativo. Na Prefeitura da capital, trabalhou como supervisor de Esportes e Lazer, na Regional da Casa Verde, e chefe de gabinete e coordenador de administração em finanças na Subprefeitura de Parelheiros. Foi eleito deputado estadual em 2018.

-Janaína Paschoal (PRTB): Tem 48 anos, é advogada e professora na Universidade de São Paulo (USP), onde ministra disciplinas relacionadas ao Direito Penal, além de Segurança Pública, Biodireito e Religião. Trabalhou na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e no Ministério da Justiça; também exerceu a Presidência do Conselho Estadual de Entorpecentes de São Paulo. Foi uma das autoras do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Em 2018, foi eleita deputada estadual com mais de 2 milhões de votos.

-Marcos Pontes (PSL): Nasceu em Bauru e tem 59 anos. É engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ficou conhecido por ser o primeiro astronauta brasileiro a ir para o espaço em 2006, quando partiu para a Estação Espacial Internacional a bordo da nave russa Soyuz TMA-8. Em 2018, foi eleito segundo suplente do então senador Major Olimpio, morto vítima de covid-19. Foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações do governo Bolsonaro de 2019 a 2022.

-Aldo Rebelo (PDT): Tem 66 anos e nasceu em Viçosa (AL). Antes de entrar na política eleitoral, foi secretário-geral e presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE). Foi eleito seis vezes consecutivas deputado federal. Foi presidente da Câmara dos Deputados, onde comandou a CPI da CBF/Nike (1999). Ocupou os cargos de ministro da Defesa (2015-2016), de Ciência e Tecnologia (2015), do Esporte (2011-2014) e da Secretaria de Coordenação Política e Relações Institucionais do Governo (2004-2005).

-Vivian Mendes (UP): Nasceu em São Paulo, tem 41 anos e é formada em Comunicação Social pela Unesp. Feminista, é fundadora do Movimento Olga Benario Brasil. Integra a Comissão de Familiares de Mortos e Desaparecidos Políticos.

-Márcio França (PSB): Tem 59 anos e é advogado formado pela Universidade Católica de Santos. Ocupou o cargo de secretário de Turismo de São Paulo. Foi governador de 2018 até 2019, após ser eleito vice na chapa de Geraldo Alckmin. França também foi prefeito de São Vicente por dois mandatos e deputado federal.

-Professor Tito Bellini (PCB): Nasceu em Santos e tem 46 anos. É professor de História da América na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Já disputou as eleições – e perdeu – para prefeito de Franca em 2008 e para vice-prefeito em 2020.

-Dr. Azkoul (DC): É delegado de Polícia de São Paulo, especialista em Direito Constitucional. Em 2016, foi candidato a vereador em São Paulo pelo PRB – não foi eleito.

-Mancha (PSTU): O sindicalista Luiz Carlos Prates é mais conhecido como Mancha. Foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP) e um dos fundadores do PSTU. Já concorreu aos cargos de vereador e vice-prefeito em São José dos Campos, deputado estadual, governador e senador.

-Antônio Carlos (PCO): Indeferido

Do Estadão