Eleições 2022: Pré candidatos a deputado já começam a agitar a política de Cotia

Faltando pouco mais de oito meses para as próximas eleições, que elegerão presidente, governador, senador e deputados estaduais e federais, muitos políticos se articulam para a campanha, alguns tentando se reeleger, outros pleiteando o primeiro mandato na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional.

Em Cotia muito se fala em nomes, quem se candidatará, quem tentará uma cadeira, mas até agora pouco de concreto sobre novos candidatos, mas muita especulação.

Um dos nomes já citados nas redes sociais é o de Marcio Camargo (PSDB) que tentará voltar à Assembleia. Ele foi deputado estadual de 2015 a 2018, mas não conseguiu se reeleger. Chega-se a falar no nome de seu irmão, o ex prefeito Carlão Camargo para deputado federal, mas pessoas próximas dizem que ele desistiu da carreira política.

Outro deputado que já morou na cidade e que tenta reeleição é Gilmaci Santos (Republicanos). Eleito pela primeira vez em 2006, vai em busca de seu quinto mandato. Ele tem eleitorado forte em outras cidades onde atuou nos últimos anos através de sua igreja e conquistou parte dos votos.

Alexandre Frota (PSDB) está em seu primeiro mandato como deputado federal e vai concorrer à reeleição. Morador de Cotia, na região da Granja Viana, Frota tem trazido verbas para a cidade, como recentemente conquistou R$ 250 mil destinados para a Guarda Civil.

Mas, há outros nomes apurados pelo Jornal Cotia Agora que surgem no cenário político de Cotia, e, sendo boatos ou não, devem agitar 2022 e eles vão em busca de voto por voto na cidade e região.

O mais alardeado é, de novo, Welington Formiga (PSB), que vai tentar mais uma vez se eleger. Ele concorreu a deputado federal em 2014, recebendo 2.610 votos. Em 2016, se candidatou a prefeito, conseguindo 8.880 votos. Em 2018, novamente a deputado federal obteve 14.951 votos. Na última eleição para prefeito, em 2020, teve 51.749 votos.

Surgem outras possibilidades. O ex vereador Eduardo Nascimento é veiculado na cidade para concorrer ao cargo de deputado Estadual. A pouca experiência política é um fator que pode atrapalhar seus anseios. Tem também o nome do vereador Sandrinho Santos (Solidariedade), que muitos apostam que sairá candidato a deputado estadual.

Um nome que surge de novo é o de Guidinho Fecchio, que já se candidatou em 2014 a deputado Estadual pelo PSDC, quando obteve 6.633 votos. Ele, que vem sendo sondado por alguns partidos, disse que há sim essa possibilidade, desde que seja em um partido forte.

Nas eleições de 2018 Cotia teve 15 candidatos, sendo 10 a estadual e 5 a federal. Nomes como Carlão da Proteção (MDB), Silvio Cabral (PSOL), Adilson Lima, entre outros menos conhecidos também podem aparecer em breve, é aguardar as convenções partidárias e a definição dos partidos de seus candidatos pela cidade.