Eleições 2022: Veja quem são os candidatos a governador de SP

O atual governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), será candidato à reeleição. Ele terá como principais concorrentes Fernando Haddad (PT) e Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Confira a lista dos candidatos a governador de SP em 2022:

-Rodrigo Garcia (PSDB): Era vice-governador e assumiu o comando no início de abril de 2022 com a renúncia de João Doria. Foi deputado estadual por três mandatos, entre 1999 e 2010, e, em 2014, eleito deputado federal pelo DEM. Nascido em Tanabi, foi presidente nacional do DEM e secretário-geral do partido no estado. Em 2021, filiou-se ao PSDB para ser candidato a governador com o apoio de João Doria.

-Tarcísio de Freitas (Republicanos): Engenheiro civil e militar da reserva, Tarcísio Freitas, 47 anos, era ministro de Infraestrutura de Bolsonaro e deixou o cargo para ser candidato. Natural do Rio de Janeiro, Tarcísio foi diretor geral do DNIT no governo Dilma.

-Altino Junior (PSTU): Natural de São Luiz (MA). Formado em matemática, trabalha no Metrô há 25 anos e é coordenador geral do Sindicato dos Metroviários, anteriormente já ocupou a presidência da entidade. Altino fez parte das manifestações contra o aumento das passagens em junho de 2013 e acabou preso. Em 2016, concorreu à Prefeitura da capital.

-Edson Dorta (PCO): 50 anos, é servidor público federal. Nascido em Campinas, iniciou a trajetória política como candidato a deputado federal pelo PCO. Ele já foi candidato a prefeito de sua cidade natal e a vice-presidente da República em 2010, além de diretor do Sindicato dos Correios da cidade de Campinas e região. Nas eleições de 2018, concorreu ao Palácio dos Bandeirantes, mas não obteve sucesso.

-Gabriel Colombo (PCB): 31 anos, é formado em agronomia pela USP com mestrado em Ecologia Aplicada. Ele é militante do PCB desde 2015 e foi anunciado pelo partido como candidato a governador. Nasceu no Rio de Janeiro, mas vive atualmente em Piracicaba e participa de movimento sociais por moradia e pela terra.

-Vinicius Poit (Novo): Natural de São Bernardo do Campo, 36 anos. Formado em administração e com passagem pelo mercado financeiro, Poit é deputado federal em primeiro mandato.

-Fernando Haddad (PT): 59 anos, é professor de Ciência Política na USP. Nascido na capital paulista, foi ministro da Educação no governo Lula, e, em 2012, eleito prefeito da cidade. Haddad disputou as eleições presidenciais em 2018, mas perdeu para Jair Bolsonaro.

-Elvis Cezar (PDT): Nascido em Carapicuíba, 46 anos, formado em Direito e ex-prefeito de Santana de Parnaíba de 2014 a 2020. Antes, foi vereador da cidade por dois mandatos. Filiado ao PSDB por 19 anos, recentemente entrou no PDT.

-Antônio Jorge (DC): Natural de São Paulo, 69 anos. Advogado, já concorreu em 2012 a vereador em Taubaté e a deputado estadual em 2018, não sendo eleito em ambas.

-Carol Vigliar (UP): Nascida em São Paulo, 40 anos. Professora, nunca havia se candidatado.