Eleições: Nenhuma cidade da região de Cotia é obrigatório o cadastramento biométrico

Diferente do que foi publicado em 2017 pelos veículos de imprensa, entre eles, o Jornal Cotia Agora, o cadastramento biométrico para as Eleições 2018 não é obrigatório em Cotia e região.

O TRE – Tribunal Regional Eleitoral chegou a publicar em seu site a obrigatoriedade e em Cotia, os dois cartórios eleitorais estenderam faixas informando.

O resultado foi muita fila e demora no atendimento. Muitos moradores, desinformados, enfrentaram sol e chuva para fazer a biometria, com medo de estarem inaptos para a votação de outubro.

Mas, no site do TRE é informado que apenas 84 cidades do estado de São Paulo a biometria é obrigatória para este ano e nenhuma fica na região de Cotia.

Apesar de não ser obrigatório, milhares de cotianos enfrentaram filas e já estão aptos para quando a biometria for usada, que pode ser em 2020. Nas últimas eleições, de 2016, chegou a ser cogitado que algumas urnas teriam a biometria, o que não ocorreu.

Em todo o País, eleitores de 1.207 cidades foram chamados para fazer o cadastramento. Cerca de 75,5 milhões de pessoas, pouco mais da metade dos 146,7 milhões dos eleitores, já estavam cadastrados na biometria no fim de janeiro.

O objetivo da Justiça Eleitoral neste ano é alcançar 82,5 milhões de cadastrados (56,5% do total).

O que é o cadastramento biométrico?
A biometria usa as impressões digitais para identificar o cidadão. O objetivo é ter mais segurança e evitar fraudes. No Brasil, a emissão de passaporte, de carteiras de identidade e o cadastro das Polícias Civil e Federal contam com sistemas biométricos.

Como funciona o recadastramento?
Para o reconhecimento individual, são coletados dados biométricos por meio de sensores que os colocam em formato digital.

No caso do cadastramento feito pela Justiça Eleitoral, os dados são coletados por um scanner de alta definição. São coletados dados de todos os dez dedos da mão, mas apenas um é utilizado para identificar o eleitor no momento da votação.

A coleta das digitais dura poucos segundos. Além disso, é tirada uma fotografia e cadastrada a assinatura digitalizada.