Em fase de observações, seleção sub-17 tem semana de treinos em Cotia

Atual campeã do mundo na categoria, a seleção brasileira sub-17 está em Cotia desde a última segunda-feira (3) cumprindo a terceira etapa de preparação da equipe visando o Torneio Sul-Americano 2023, classificatório para a Copa do Mundo.

Hospedada no Centro de Treinamento das categorias de base do São Paulo Futebol Clube, a delegação brasileira volta a se reunir após a conquista do Torneio de Montaigu, na França, em abril deste ano. O Brasil foi campeão da disputa depois de 38 anos.

O técnico Phelipe Leal explica que o momento é de dar oportunidade para novos atletas – observados nas competições nacionais da temporada – e acompanhar de perto o desenvolvimento de jogadores convocados em etapas anteriores:

“Essa convocação tem um caráter principal de observação e monitoramento. Temos 10 jogadores pela primeira vez aqui na seleção e 13 pela primeira vez dentro deste ciclo da sub-17. Queremos estimular neles um protagonismo técnico, buscar que eles tenham melhores escolhas técnicas individuais, serem mais eficazes em suas ações nas várias fases do jogo, respeitando o estilo do futebol brasileiro”.

O lateral esquerdo João Souza, do Santos, é uma das novidades desta convocação. O jogador, fã de Marcelo, quer aproveitar a oportunidade para mostrar a comissão técnica que pode fazer parte do grupo de jogadores que irá defender o título mundial no próximo ano.

“Eu esperava uma convocação desde a sub-15 e apareceu esse ano, fruto do meu trabalho. Quero aproveitar ao máximo para chegar ao Sul-Americano e quem sabe jogar uma Copa do Mundo. Aqui é preciso muita intensidade e qualidade técnica. Precisamos procurar sempre nos destacar nos treinos e trabalhos”, disse o jogador após mais uma sessão de treinos na manhã desta quinta-feira (6), no campo 3 do CT de Cotia.

Durante os nove dias de trabalho previstos em Cotia, a seleção disputará dois jogos-treinos. O primeiro será contra a equipe do Red Bull Bragantino, no domingo (9), e o segundo diante do São Paulo, na terça-feira (11). Esses confrontos serão no estádio localizado dentro do CT.

Foto: Marco Galvão/CBF