Embu promove Festa de Santa Cruz no final de semana

A Festa de Santa Cruz de Embu das Artes inicia as celebrações nesta terça-feira (3) a partir das 16h, na Capela da Família Cachoeira (Rua João Cachoeira, s/nº, Água Morna).

A programação prossegue dias 6, 7 e 8 de maio, junto ao Memorial Sakai (Rua Rebolo Gonzales, 185 , Vila Cercado Grande), com a tradicional procissão das rezadeiras, adoradores da Santa Cruz, violeiros, danças típicas muita música e comes e bebes. De iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, a festa conta com a participação da comunidade e disponibiliza infraestrutura completa para receber toda a família. O Sindicato dos Químicos e a Sincoplastic patrocinam o evento.

Conheça a história da festa

A Festa de Santa Cruz foi iniciada pelos padres jesuítas a partir do século XVII, que viveram na cidade e percorreram vários outros municípios, formando o denominado cinturão jesuítico paulista. A festa expõe a tradição herdada do convívio de jesuítas e indígenas após o descobrimento. Os festeiros rezam diante da Santa Cruz, ajoelhados ou não, beijam-na, acendem velas, cantam e dançam em adoração à Santa Cruz. Também há o levantamento do mastro e os que desejam algo devem fazer o pedido ao seu pé, pois assim serão atendidos.

Na Adoração à Santa Cruz, o próprio povo dirige a celebração, não há intervenção eclesiástica. A população se encarrega de cantar os versos de louvor.

Programação:                   

6/5 – sexta            
17h – Procissão com terço e ladainha, partindo da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, rua Adelardo Caiubi, 76, Cercado Grande, com chegada à Capela de Santa Cruz e, em seguida, reza do Terço     18h – Levantamento do mastro com a bandeira de Santa Cruz
19h – Adoradores Embu das Artes (CRI)
20h – Violeiros da Assave
20h30 – Adoradores de Santa Cruz (Carapicuiba)
21h – Grupo Sanza
21h40 – Rico e Rey
22h15 – Rennis e Banda

7/5 – sábado
17h – Congada São Benedito (Cotia)
17h30  – Adoradores Santa Cruz (EM. Jornalista José Ramos)
18h – Trança Fita (Vargem Grande Paulista)
18h40 – Jongo Embu das Artes
19h40 – Banda Municipal
20h40 – Berranteiros de Mauá

8/5 – domingo      
17h – Adoradores Santa Cruz de Embu das Artes
18h40 – Folia de Reis do Marajoara
19h15 – Congada Parque São Bernardo
20h15 – Trio Marajoara
22h – Élcio Dias