EMTU cobra da Viação Raposo Tavares que não transporte passageiros em pé nos ônibus seletivos

Muitos passageiros da linha 308, que liga Cotia ao Terminal da Barra Funda tem reclamado nos últimos anos da falta de mais ônibus, principalmente nos horários de pico e do transporte de pessoas em pé, o que é proibido, já que a linha é seletiva, com valor da passagem cara, de R$ 12,70.

A prática de levar passageiros em pé é uma imposição da Viação Raposo Tavares (Consórcio Intervias/Danúbio Azul), segundo confirmou um motorista da linha à repórter Bruna Santana, do Jornal Cotia Agora, que usa a linha para ir à faculdade.

Outra passageira, que usa a linha todos os dias, logo de manhã, desabafa: “O ônibus Shopping Morumbi não pode mais levar passageiros em pé, o que estou estranhando é que o Barra Funda pode? Qual é a diferença entre eles? A Danubio é muito f…, eles estão loucos para acabar com a linha do shopping, isso prejudica muita gente. A linha do shopping tem três no horário de manhã e três no final da tarde e, eles querem acabar com isso. Daí pego o Barra Funda e tenho que ir em pé, ou quando consigo sentar, é tanta gente em pé e o corredor estreito, que ficam encostando na gente”.

O Jornal Cotia Agora entrou em contato com a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, responsável por gerenciar e fiscalizar as linhas, entre elas a 308. A empresa enviou a seguinte nota: “A EMTU/SP atua sistematicamente para melhorar a operação das linhas que atendem a Região Metropolitana de São Paulo por meio de fiscalizações e alterações de programação horária, quando necessário.
Em reunião realizada na sexta-feira (22) com representantes do Consórcio Intervias, foi reforçada a determinação para que a concessionária cumpra o limite de passageiros estabelecido para linhas seletivas e o programa horário da linha 308. Este ano, até 31/10, esse serviço recebeu 37 autuações pelo transporte de passageiros além do limite permitido e mais cinco multas pelo não cumprimento do programa horário.
Para uma ação mais efetiva da EMTU/SP, é importante que os passageiros registrem as reclamações sobre as linhas intermunicipais no link “Fale Conosco”, do site www.emtu.sp.gov.br, informando o número do serviço e a faixa horária em que ocorreram os problemas operacionais”.