Enel anuncia investimento em subestações de Cotia e região

A Enel anunciou um novo plano de investimentos que prevê o aporte de R$ 10,4 bilhões entre 2025 e 2027. O volume representa um recorde para a área de concessão da companhia e supera em mais de 68% os investimentos do ciclo anterior (2024-2026), que totalizaram R$ 6,2 bilhões.

Segundo a empresa, os recursos serão destinados principalmente à digitalização, reforço e expansão da infraestrutura elétrica em 24 municípios da Grande São Paulo.

No campo operacional, a distribuidora promete intensificar as ações de manutenção preventiva. Estão previstas cerca de 100 mil intervenções em redes de média e alta tensão, além da inspeção de 34,4 mil km de linhas. O plano também inclui a realização de 1,8 milhão de podas até 2027, para afastar galhos da fiação elétrica — número equivalente ao dobro das podas realizadas em 2023.

Entre as obras previstas, destacam-se a construção de sete novas subestações e a modernização de outras 80 unidades, na capital e municípios como Osasco, Cotia e cidades da região do ABC. Também estão no cronograma a implantação de 89 km de novas redes de alta tensão e a reforma de outros 36 km, além da instalação de mais de 3.600 transformadores e 8.200 postes.

Nos próximos três anos, a Enel diz que vau instalar 10 mil dispositivos de automação — como telecontroles e religadores automáticos. Esses equipamentos agilizam o restabelecimento de energia em casos de desligamentos que não exigem reparos, além de permitir o isolamento remoto de falhas.

Do PetroNotícias