Enel é segunda empresa com maior número de reclamações no Procon-SP

A Enel é a segunda empresa com mais reclamações no Procon de São Paulo. Até agora em 2021, foram 10.402 queixas. O primeiro lugar deste ranking é ocupado pela América Móveil, que representa quatro empresas de telefonia.

Cinco problemas com mais reclamações

-Cobrança Indevida/abusiva: 7.617
-SAC: 635
-Dúvida sobre cobrança/valor/reajuste/contrato/orçamento: 615
-Vício de qualidade (mal executado, inadequado, impróprio): 295
-Dano matéria/decorrente de serviço: 278
Até novembro de 2020, o Procon tinha recebido mais de 85 mil reclamações sobre fornecimento de energia elétrica em São Paulo.

Aneel
O número de reclamações contra Enel na Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica bateu recorde em 2020. Em 2019, foram registradas 272.950 queixas na instituição. O número saltou para 669.836 em 2020 – aumento de 145,4%.

Veja abaixo o crescimento de reclamações

2018
-Reclamações Encerradas: 149.483
-Procedentes/Encerradas: 80.135 (53,61%)
-Improcedentes/ Encerradas: 69.348 (46,39%)

2019
-Reclamações Encerradas: 272.950
-Procedentes/Encerradas: 106.067 (38,86%)
-Improcedentes/ Encerradas: 166.883 (61,14%)

2020
-Reclamações Encerradas: 669.836
-Procedentes/Encerradas: 149.446 (22,31%)
-Improcedentes/ Encerradas: 520.390 (77,69%)

Histórico
Entre 2010 e 2018, a distribuidora – até então Eletropaulo – deu razão à maior parte dos clientes que fizeram reclamações de cobranças indevidas. Em 2019, após a empresa ser comprada por um grupo italiano e se tornar Enel, os recursos foram indeferidos na maior parte das 276.173 queixas.Em 2020, das quase 670 mil reclamações encerradas, 520.390, cerca de 77,69%, foram consideradas improcedentes.

A Enel caiu nove posições no Ranking da Continuidade do Serviço, que mede as interrupções de abastecimento em 29 distribuidoras. Em 2019, ocupada a 15ª posição e caiu, em 2020, para 24ª.

Clauber Leite, coordenador do programa Energia e Consumo Sustentável do Idec – Instituto de Defesa do Consumidor, acredita que os cortes de energia deveriam ficar suspensos durante a pandemia.

Em nota, a Enel afirmou que o serviço de leitura e faturamento da concessionária está normalizado desde agosto do ano passado, após a retomada da leitura presencial pelos profissionais da companhia a partir de junho.

“Desde então, o número de reclamações sobre o tema ingressadas nos órgãos de defesa do consumidor vem caindo mês a mês.”

Do G1