Estado de SP reabre pagamento de IPVA atrasado

Dívida do imposto de 2014 e de anos anteriores pode ser parcelada até o dia 29 de fevereiro pela web.

Quem está com o IPVA de 2014 atrasado tem como renegociar a dívida com o governo do estado, que prorrogou o prazo do PPP (Programa de Parcelamento de Débitos). Agora, é possível pagar o imposto até 29 de fevereiro com 75% de desconto nas multas e 60% nos juros.

Para renegociar o débito, o contribuinte tem como opção se cadastrar no site www.ppp2015.sp.gov.br. 

Quem tem dificuldade com a internet pode procurar os postos do Poupatempo, que oferecem um espaço reservado para serviços eletrônicos (e-Poupatempo) com atendentes disponíveis. O atendimento por lá não precisa ser agendado. Em dezembro, 10,2% dos atendimentos do setor foram sobre dúvidas na adesão do PPP.

O desconto vale apenas para pagamentos à vista. No entanto, é possível parcelar a dívida em 24 vezes. Nesse caso, a multa diminui em 50% e os juros em 40%. Há acréscimo de 1% ao mês no valor a ser pago.

Mais dívidas/ O contribuinte que deve o imposto de herança e doação, o ITCMD, além de taxas e multas contratuais ou penais também podem utilizar o PPP para tirar o nome da dívida ativa do estado.

As empresas também conseguem renegociar o ICMS devido até 2014 pelo site www.pepdoicms.sp.gov.br. É possível parcelar em até 120 vezes e os descontos variam de 40% a 75%.

Do Diário de S. Paulo