Estreia coluna de Angela Miranda: Saúde do beija-flor

Para atrairmos os beija-flores é comum colocarmos água com açúcar em bebedouros. Entretanto, saibam que isso pode matá-los!

Além da falta de higiene nos bebedouros, a fermentação da água com açúcar causa o crescimento de um fungo que se instala na garganta da ave e pode causar sua morte por sufocação. O cloro da água de torneiras também é prejudicial, pois pode provocar gastroenterites (inflamação no estômago e intestinos). A saída é comprar um produto especial, semelhante ao néctar das flores que é vendido nos supermercados ou em casas de ração e que já vêm adoçados sem a adição de açúcar, garantindo, desta forma, a saúde do bichinho!Beija-Flor

Mas se você optar mesmo pelo açúcar, o ideal é utilizar o do tipo cristal, por ser menos industrializado. A mistura deve ser preparada diariamente (se posta na geladeira, deve ser usada no mesmo dia). Também, não se deve adicionar à mistura mel ou groselha, pois fermentam com maior rapidez. Deixe a garrafinha em local fresco, à sombra, para não acelerar a fermentação com o calor.

Diariamente, jogue fora a sobra da mistura, enxágue bem as garrafinhas e reabasteça-as. Para eliminar a formação de fungos nos recipientes, duas vezes por semana lave com água corrente, escove onde haja depósito de sujeira e pontos pretos de fungo. Coloque de molho por 20 minutos em recipiente com água misturada com um pouco de água sanitária (uma parte para 15 de água), por 30 minutos. Enxágue bem e deixe secar para a reutilização no dia seguinte. Tomando esses cuidados, você terá sempre a visita desses pássaros encantadores.

*Angela Miranda é jornalista e geógrafa com especialização em Perícia Ambiental.

angela1