Psicóloga Regiane Campos: Tempo, aliado ou inimigo no alcance do que você quer?

É muito comum chegarmos nesta época do ano mais nostálgicos e pensativos. Muitos de nós ao perceber o final do ano chegar, começa a correr para tentar cumprir o que foi prometido ou planejado.

Com toda certeza, a definição de metas é importante para nosso evolução profissional ou pessoal mas, certamente não é só disso que vivemos.

O ano temos 12 meses para cumprir o que programamos todavia muito além disso, existe algo que precisamos considerar e que pode ser resumido em uma frase: “Como estou vivendo meus dias?” Estou ligado no piloto automático ou vivendo os momentos que me tem acontecido?

Tudo começa com o tempo

Você já parou para pensar no que é o tempo?
Com certeza você já ouviu inúmeras pessoas dizerem que não tem tempo para nada ou que o tempo está voando.
Você sabia que a mitologia grega traz 2 definições para esta palavra. A primeira é o Chronos, o senhor do tempo que controla as horas do relógio e a segunda o Kairós, que representa a ideia do tempo que não pode ser controlado.

O Chronos medi a passagem da vida através da quantidade de tarefas que fazemos e dos bens, sejam eles materiais ou imaterias, que adquirimos.

Já o Kairós, nos chama a atenção para aquilo que nos acontece a cada momento. Nele, encontramos as possibilidades de satisfação e alegria. É importante considerar que estes instantes não podem ser adiados, antecipados ou armazenados.

Somos cobrados pelo Chronos mas funcionamos pelo Kairós

Aprendemos a buscar o controle do que fazemos através das agendas e planejamentos mas, muitas vezes, não fomos ensinados a perceber as coisas que estão acontecendo dentro e ao nosso redor.

Quando não conseguimos “um fazer” alinhado com “nosso sentir” podemos vivenciar a ansiedade, depressão e o pânico, sinais claros de que as coisas de fora não estão alinhadas com as de dentro de nós.

Alinhando Chronos com o Kairós: um modelo de realização

Precisamos sim criar planejamentos onde seja contemplado o que “faz sentido”. Fórmulas mágicas e modelos externos sem conexão com o propósito pessoal, levam a frustração e revolta.
O exercício de identificar o que faz sentido para mim, provoca a sensação de bem-estar e realização.

Dicas para aproveitar o Tempo:

– Tenha um modelo de gerenciamento do tempo sustentável
O que não falta são métodos de Gerenciamento do tempo podemos citar o Pomodoro, Kanban e o GTD (do inglês, “Getting Things Done” ).
O importante ao buscar um método é avaliar se você conseguirá usá-lo pela vida inteira.
Soluções mirabolantes e mágicas não trazem constância. Tudo o que não pode ser sustentado por um longo período não serve para aproveitar melhor o seu tempo.

– Pratique atividade física
Já temos vários estudos que comprovam que as atividades físicas promovem o bem-estar e o tratamento de quadros de ansiedade e depressão.
Considerando que o medo é a principal emoção presente nos quadros de ansiedade e a tristeza a emoção presente na depressão; a atividade física gera a produção de substâncias químicas, chamadas de hormônios, que atuam no equilíbrio do funcionamento do organismo.

– Respire
Parece repetitivo falar mas hoje a humanidade, principalmente os povos do Ocidente, tem deixado de lado esta poderosa ferramenta que recebemos quando nascemos. Respirar é vida e por isso tem a importante função de equilibrar nosso organismo, é através dela que nos conectamos com nosso interior e nosso momento presente.

A ansiedade é um estado típico de quem vive no futuro, com sua atenção voltada para algo que não condiz com o que está acontecendo agora. O ansioso é atacado por pensamentos disfuncionais, popularmente conhecido por preocupações.
Esta forma de funcionamento gera angústia e causa o stress; tornando o ansioso por vezes irritado, agressivo, sendo aí que o sofrimento se instala.

Por estes motivos a respiração adequada nos auxilia a se conectar com o que realmente está alinhado com nosso propósito de vida.

– Se permita Meditar
A meditação como prática nos auxilia, através da respiração, a focar nossa atenção naquilo que queremos sentir e eliminar o que não nos faz bem.

É uma forma de organizar nossos pensamentos em nosso favor, de direcionar nossa energia para pensamentos positivos e sentir emoções que nos auxiliam a encontrar alternativas para nossos desafios, além de nos dar a capacidade de perceber o lado positivo nas situações que vivemos e focar no que temos e não no que nos falta.

É uma prática que auxilia a alcançar um estado de clareza mental e emocional.

– O autoconhecimento como consequência do meu estado físico e mental
Muitas vezes brigamos para fazer e ser algo que não está alinhado com a gente, mas como sei o que realmente será bom para mim?

Como disse a pouco, aprendemos a focar no que está fora, na felicidade a qualquer custo, na negação da tristeza e da raiva. Quando conseguimos nos conectar com o que estamos sentindo, assumimos nosso papel de “Sujeito, ou seja aquela que faz a ação” e não mais de “objeto: aquele que recebe a ação”.
Pode acreditar o equilíbrio está dentro de você e não fora!

* Regiane Campos – CRP 06/ 58579 – Psicóloga Clínica e Consultora Executiva escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. Telefone: 11 9-9003-3346
Site: http://www.harmonizegestaoemocional.com.br/
Instagram: https://www.instagram.com/regianecamposgestaoemocional/
Youtube: http://bit.ly/regianecamposgestaoemocional
Facebook: https://www.facebook.com/pg/regianecamposgestaoemocional/
email: [email protected]
É certificada pelo Conselho Federal de Psicologia para realizar atendimentos online.
Consultório 1: Estrada Basiléia, 91 Granja Viana – Cotia , próximo ao Habib’s, no início da Avenida São Camilo,
Consultório 2: Rua Arão Adler – Jaguaré , atrás do Shopping Continental e do Terminal de ônibus Vila Yara e
Consultório 3: Av Álvaro Ramos – Belenzinho, ao lado da estação de Metrô Belém.