Estudantes de duas cidades da região terão passagens de ônibus grátis em 2016

Estudantes de Ibiúna e São Roque vão viajar de graça para as escolas, faculdades e universidades nos ônibus que fazem as linhas entre 25 municípios – transporte intermunicipal- que hoje atendem milhões de pessoas.

A confirmação foi divulgada pelo presidente da EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo, Joaquim Lopes, que vai assumir as linhas intermunicipais na região.

A EMTU já adquiriu há alguns meses a gerência de todas as linhas e até momento trabalha a parte administrativa adequando o sistema de operação com as empresas de ônibus e realizando estudos para melhorar a qualidade da prestação de serviço aos usuários.

As linhas entre os municípios que integram a RMS são operadas por sete empresas concessionárias de transportes. Além de Ibiúna e São Roque, as outras 24 cidades compreendidas pela RMS são Alambari, Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

A partir da implantação da RMS o transporte coletivo intermunicipal passa a ser gerido pela EMTU ao invés da Artesp – Agência de Transporte do Estado de São Paulo que deixa de operar.

Essa transição já está ocorrendo e a EMTU divulga que já foram feitas visitas às empresas concessionárias e reconhecimento das frotas. O benefício aos estudantes terá início em 2016. Todos os ônibus que farão as linhas intermunicipais terão a mesma cor e padrão.

A EMTU ainda deve informar como e de que forma o estudante poderá ser beneficiado para viajar.

Pessoas com deficiência
As pessoas com deficiência também serão atendidas gratuitamente no transporte intermunicipal dentro das 26 cidades da RMS. Para isso elas precisarão fazer um cadastro no Centro de Atendimento ao Passageiro Especial (Capes), que dará direito ao cartão do transporte gratuito.

Para o cadastramento serão necessária a apresentação de um laudo para comprovar o reconhecimento da deficiência. A expectativa é que o cadastramento inicie em dezembro.

Do São Roque Notícias