Festa de Santa Cruz começa nesta quinta em Embu das Artes

A tradicional Congada de São Benedito de Cotia fará uma participação na Festa de Santa Cruz, evento de Embu das Artes, que começa nesta quinta-feira (3) e se estende até o final de semana.
Vale lembrar que a Congada também celebrará sua 63ª edição com a Festa de São Benedito nos dias 12 e 13 de maio, na Vila São Joaquim, em Cotia.

Festa de Santa Cruz

Começa nesta quinta-feira (3), a tradicional Festa de Santa Cruz de Embu das Artes. Essa é uma das mais importantes manifestações folclóricas do Estado de São Paulo e a mais antiga da cidade.

A festa é uma oportunidade única de reviver uma tradição, junto com os adoradores de Santa Cruz de Embu das Artes e cidades próximas. A região foi percorrida pelos jesuítas e as cidades formam o cinturão jesuítico paulista. A festa expõe a tradição herdada do convívio de jesuítas e indígenas após o descobrimento.

A abertura será com a reza do terço na Capela da Família Cachoeira, no dia 3. Do dia 4 a 6 de maio, acontecem diversas atividades com muita música e comes e bebes.

A história da festa

A Festa de Santa Cruz foi iniciada pelos padres jesuítas a partir do século XVII. Os festeiros rezam diante da Santa Cruz, ajoelhados ou não, beijam-na, acendem velas, cantam e dançam em adoração à Santa Cruz. Na tradicional Festa de Santa Cruz de Embu há o levantamento do mastro e os que desejam algo devem fazer o pedido ao seu pé, pois assim serão atendidos.

Na Adoração à Santa Cruz, o próprio povo dirige a celebração, não há intervenção eclesiástica. A população se encarrega de cantar os versos de louvor. Por ocasião do IV Centenário de São Paulo, em 1954, a dança de Santa Cruz foi considerada contribuição da cultura índio-jesuítica para a formação do estado de São Paulo.

Acompanhe a programação:

3/5 (quinta-feira), 18h – Reza na Capela da Família Cachoeira

4/5 (sexta-feira), 17h – Procissão partindo da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes até o Memorial Sakai
18h – Levantamento do Mastro da Cruz
18h30 – Adoradores da Santa Cruz (CCI)
19h – Violeiros de Embu das Artes
20h – Trança – Fita (Vargem Grande Paulista)
21h – Grupo Vocal Andorinhas

5/5 (sábado), 18h – Grupo Sanza (Carlos Caçapava e Carla Magalhães)
18h30 – Adoradores Mirins (E.M. Marajoara)
19h – Congada de São Benedito (Cotia)
21h – Banda Sarrabulho
22h – Jackson Ricarte

6/5 (domingo), 18h – Folia de Reis Marajoara
18h30 – Congada de São Bernardo
19h30 – Banda Municipal de Embu das Artes
20h30 – Os marajoara
21h – Lílian Viola e Paulo Polca

Do Cotia Agora com informações do Jornal na Net