Finalmente Pronto Socorro Infantil é inaugurado em Cotia. Primeiro dia foi de tumulto

Na noite de terça-feira (2) a Prefeitura de Cotia inaugurou o primeiro Pronto-Socorro Infantil da história da cidade. O equipamento de urgência e emergência fica na região central, ao lado do Terminal Metropolitano, e já começou o atendimento de crianças com idade entre zero e 13 anos. O pronto-socorro conta com uma estrutura moderna, ampla e confortável para acolher e atender as crianças que precisarem do serviço de emergência em saúde. O local funciona todos os dias, 24h, na Rua Engenheiro Leon Psanquevich.

O PS oferece uma estrutura de três consultórios pediátricos, sala de medicação rápida, sala de inalação com capacidade para oito pacientes, sala de medicação intramuscular, sala de sutura e curativos, sala de exame de imagem (radiologia), sala de emergência com dois leitos, sala de observação com cinco leitos, sala de triagem, sala de isolamento, coleta de exames laboratoriais, emissão de senha eletrônica, painel eletrônico de chamada e farmácia.

Primeiro dia

Recebemos reclamação de leitora, que mostra lotação no primeiro dia e ainda disse que não tem ar condicionado e ventilador, deixando pais, mães e crianças passando mal. Um tumulto, com muita revolta dos presentes no PS. Veja vídeo abaixo. Entramos em contato com a Prefeitura para comentar o assunto e estamos no aguardo de uma resposta, que será publicada assim que chegar.

Na UPA, muita gente sem saber

Nesta quarta-feira (3), o Jornal Cotia Agora esteve na UPA Atalaia, logo de manhã e se deparou com poucas crianças no local. Os pais, ao chegarem na porta já eram avisados que a unidade não conta mais com pediatria e que deveriam se deslocar até o novo PS.

Algumas pessoas foram pegas de surpresa e tiveram que retornar e se dirigir ao PS. Uma senhora que estava do lado de fora disse que saiu do Araruama a pé com a filha de 7 anos e ficou surpresa com a mudança. Para piorar, ela contou a duas pessoas que estavam na calçada que não tinha dinheiro para o ônibus. Um senhor de aproximadamente 70 anos deu uma quantia para que ela pudesse ir ao PS.

Outro estava com o filho de 12 anos, pagou 10 reais no estacionamento e teve que ir ao novo PS, e lamentou o dinheiro gasto sem necessidade.

Apesar da retirada da pediatria da UPA, a unidade estava cheia nesta quarta e todos os dias, com muitas pessoas doentes, casos de dengue se proliferando e uma constatação: A UPA Atalaia não comporta mais a demanda.

Fotos: Juliano Barbosa