Garupa em motocicletas pode ser proibida em três cidades

Em 2011, projeto semelhante foi aprovado na Assembleia Legislativa, mas foi vetado por Alckmin.

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, tem prazo de 15 dias para sancionar ou vetar um projeto de lei que, mesmo antes de entrar em vigor, vem causando bastante polêmica. Ele proíbe dois ocupantes em motocicletas em determinados dias e horários. A proposta, de autoria do deputado Jooji Hato (PMDB), foi aprovada, em segunda votação, na Assembleia Legislativa de São Paulo, esta semana. Esta é a segunda vez que esse tipo de medida entra em discussão. Em 2011, projeto semelhante foi aprovado na Assembleia Legislativa, mas acabou vetado por Alckmin.

De acordo com a proposta, o trânsito de motocicletas com dois ocupantes fica proibido de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h30 e das 23h às 5h. Já aos sábados, domingos, feriados e nos demais horários, estaria liberado. Além disso, a proibição seria válida para áreas urbanas de municípios com a população superior a 1 milhão de habitantes, o que incluiu apenas Capital, Guarulhos e Campinas.

As cidades da região Oeste não entrariam nesta lista, mas, devido à proximidade com Capital, podem ser afetadas pela medida, já que muitos motociclistas desta área circulam pela Capital. Segundo a justificativa do projeto, o objetivo é evitar a chamada “saidinha de banco” e os assaltos durante a madrugada, além de “proporcionar mais segurança para os motociclistas”. O projeto de lei também obriga o uso de capacetes e coletes com o número da placa da motocicleta afixado na parte de trás.
A multa por descumprimento da lei seria de R$ 130 para cada infração cometida.

Do Webdiario