Governo de SP dá sinais de que terá aumento de passagens de trem e metrô em 2024

O governador Tarcísio de Freitas sinalizou nesta quarta-feira (29) que pode aumentar o valor das tarifas de Metrô, CPTM e trens metropolitanos privatizados em 2024.

A tarifa está congelada desde janeiro de 2020 em R$ 4,40 e, segundo Tarcísio, a falta de reajuste prejudica a situação financeira das empresas públicas, como Metrô e CPTM.

“A tarifa está congelada há muito tempo e a gente tem que começar a fazer conta. Ou eu repasso alguma coisa pra tarifa ou a gente permanece com ela congelada e eu aumento o subsídio. Quanto mais tempo a tarifa ficar congelada, mais subsídio a gente a gente vai ter”, defendeu.

“Quando entra mais subsídio, vou ter que tirar de algum lugar. O orçamento é finito. Vou ter que tirar de alguma política pública. Vou ter que colocar na balança qual é a política pública que vai pesar mais. Porque não tem almoço de graça”, afirmou.
Ainda de acordo com o governador, a tarifa não subiu, mas o custo de operação do sistema, sim. “Eu tenho uma responsabilidade contratual de manter o sistema operando. Até porque as empresas públicas, Metrô e CPTM, não vão ter solvência financeira se não houver repasse. E o fato da tarifa estar congelada há muito tempo vai prejudicar a saúde financeira das empresas”, afirmou.

Apesar da sinalização, o governador disse que ainda não tem uma decisão final sobre o reajuste tarifário para o próximo ano. Ele disse que a decisão final deve sair no final de dezembro.

Não foi cogitado o aumento das passagens dos ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU, mas, fontes ouvidas por nossa reportagem, pode haver sim o reajuste no primeiro bimestre do próximo ano.

DO G1 com informações do Cotia Agora