Governo de SP diz que acabará com uso obrigatório de máscara no dia 22

O estado de São Paulo caminha para acabar com a obrigatoriedade do uso de máscara também em ambientes fechados no dia 22 deste mês. O prazo foi anunciado pelo governador João Doria na sexta-feira (11) durante um discurso na cidade de Catanduva.

Desde a quarta (9), o uso de máscara não é mais obrigatório nos espaços abertos. Em locais como ruas, praças, parques, estádios de futebol e nas quadras e pátios das escolas.

Ela ainda é necessária, porém, em locais fechados, por exemplo, no transporte coletivo, nas estações de metrô e trem, nas salas de aulas, comércios e nos cinemas.

“Dia 22, se tudo continuar ocorrendo bem e seguindo os protocolos da ciência, do nosso comitê científico. E se continuarmos a ter queda de internações e do uso de leito de UTI, queda de mortes e aumento da vacinação em crianças e adultos, já a partir de quarta-feira da outra semana [23 de março], nós não teremos mais que usar máscaras”, afirmou Doria.

Doria já disse aos seus interlocutores que pretende acabar com o uso da máscara em definitivo antes de deixar o governo de São Paulo, o que ocorrerá no dia 31 de março, para se dedicar à eleição presidencial em outubro. O vice Rodrigo Garcia assumirá o cargo.

Na quarta, ao anunciar o fim da exigência da proteção facial no estado em locais ao ar livre, Doria já havia dito que a revisão da regra para os lugares fechados deveria ocorrer dentro de duas semanas.

Por Carla Petrocilo – Folhapress