Governo do Estado decreta toque de restrição das 23h às 5h a partir de sexta

O governo de São Paulo anunciou medidas de endurecimento da quarentena em todo o estado nesta quarta-feira (24). Haverá restrições de circulação durante a noite em todo o estado, das 23h às 5h que passam a valer a partir desta sexta-feira (26) e valerá até o dia 14 de março.

As mudanças ocorrem após o estado registrar, segundo dados da gestão estadual, maior número de pacientes com coronavírus internados em UT desde o início da pandemia.

Segue ainda a proibição de aglomerações em qualquer horário. O Governo fará força tarefa para fiscalizar, com apoio da Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Procon.

A população pode denunciar qualquer desrespeito ao decreto pelo telefone 0800 771 3541. A Grande SP continua na fase amarela do Plano SP.

Embora sustente que a medida seja eficaz para coibir aglomerações em bares, restaurantes e festas clandestinas, têm pouco efeito prático para as cidades que estão em fases mais permissivas do plano, como a amarela.

No caso de Cotia, a Prefeitura ainda não se manifestou se fará algum tipo de fiscalização.

Contradições
O anúncio de medidas mais duras ocorre menos de uma semana após o governo divulgar uma revisão na regra de venda de bebidas alcoólicas na fase amarela do plano.

Antes, mesmo com autorização para funcionar até 22h, os restaurantes tinham que interromper a venda e consumo interno de bebidas até 20h. Lojas de conveniência também só estavam autorizadas a vender bebidas alcoólicas até as 20h.

Com a mudança, o horário para os dois setores foi estendido até 22h. Bares continuam só podendo funcionar até 20h na fase amarela.

As regras para as fases laranja e vermelha continuaram as mesma, com obrigatoriedade de fechamento de todos os setores não essenciais até 20h, incluindo a venda de bebidas.

Da Redação com G1