Governo do Estado libera vacina contra gripe para todos os públicos em Cotia

Depois de o Ministério da Saúde informar que a campanha de vacinação contra a gripe estava prorrogada até sexta-feira (24), a Secretaria de Estado da Saúde emitiu um informe para que os municípios liberem as doses para a população em geral com idade a partir de 6 meses a partir desta quarta-feira (22) – até então, estavam sendo vacinadas apenas as pessoas que faziam parte do grupo prioritário da campanha.

Dados da Vigilância Epidemiológica de Cotia mostram que, até a manhã desta terça-feira (21), apenas 64,2% do público-alvo compareceram às Unidades Básicas de Saúde para receberem o imunizante.

Para ser vacinado, basta comparecer à UBS mais próxima, de segunda a sexta, das 9h às 15h, com documento oficial com foto. Não precisa agendar. Não é preciso intervalo entre outras vacinas, como a do coronavírus, por exemplo, exceto no caso de crianças de 5 a 11 anos em que deve ser respeitado o intervalo de 15 dias entre as vacinas.

As vacinas (gripe e corona) não devem ser administradas para pessoas que possuam sintomas gripais, que tenham testado positivo para coronavírus nos últimos 30 dias ou pessoas com história de anafilaxia grave a doses anteriores, segundo o Ministério da Saúde.