Governo do Estado proíbe fechamento de leitos para coronavírus mesmo vazios

Nesta quinta-feira (19) durante entrevista coletiva à imprensa, o governador João Doria determinou que todos os municípios do estado mantenham a estrutura criada para evitar colapso na saúde por causa da pandemia do coronavírus.

Muitas cidades estavam desativando seus Hospitais de Campanha e fechando leitos destinado ao corona devido à baixa demanda de pacientes nos meses de setembro e outubro. Com as eleições municipais e o relaxamento da população com uso de máscara e álcool gel, o número de internações voltou a subir e consequentemente, de mortes também. A Europa já enfrenta a segunda onda de coronavírus e alguns países decretaram lockdown (fechamento total das atividades com liberação apenas para serviços essenciais).

Na região, as cidades de Cotia, Osasco, Carapicuíba e Itapevi fecharam ou Hospitais de Campanha, ou Centros de Combate ao Coronavírus instalados nas unidades de Saúde já existentes.

Dória foi enfático: “mesmo que os leitos estejam vazios, devem permanecer abertos”. O decreto com a determinação já foi publicado na Imprensa Oficial do Estado. O governador também ordenou que as cirurgias eletivas (não emergenciais) sejam remarcadas.

Do Webdiario