Governo muda regras de quarentena e Cotia e toda a Grande SP ficam na fase amarela

Com a continuidade do aumento de casos e mortes, o Governo do Estado mudou as regras da quarentena para evitar que regiões avançassem para faseamentos mais flexíveis. O anúncio foi feito nesta sexta-feira pelo secretário de Saúde, Jean Gorinchteyn. Houve um aumento de 30% em novos casos e de 34% em novas mortes, além de 8% nas novas internações.

“Frente ao aumento dos índices da saúde, o Centro de Contingenciamento revisou o Plano São Paulo no sentido de criar novos indicadores de internações, endurecendo a possibilidade que algumas regiões possam ascender para a fase verde”, afirmou Gorinchteyn.

O secretário destacou que o estado não irá adiar o início da vacinação caso o Programa Nacional de Imunização não comece antes do dia 25, independentemente da aquisição das doses da CoronaVac pelo Ministério da Saúde anunciada nesta quinta-feira.

Com a reclassificação, 13 regiões de São Paulo estão na fase amarela: Araçatuba, São José do Rio Preto, Barretos, Franca, Ribeirão Preto, Araraquara, Bauru, Piracicaba, São João da Boa Vista, Campinas, Grande São Paulo, Baixada Santista e Taubaté. Já Presidente Prudente, Marília, Sorocaba e Registro foram readequadas na fase laranja.

A decisão foi tomada em meio à preparação para o início da vacinação no Brasil. Na quinta-feira, o governo paulista anunciou que a CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, é 78% eficaz contra casos leves da coronavírus.

Por Ana Leticia Leão e Dimitrius Dantas – O Globo