Granjeiros fazem petição contra exploração imobiliária no bairro

Está circulando, principalmente nas redes sociais, o link de ume petição criada por granjeiros que pedem o fim da especulação imobiliária na região da Granja Viana, tanto em Cotia como em Carapicuíba.

A intenção é chegar a seis mil assinaturas e assim entregar as reivindicações aos prefeitos das duas cidades.

Confira o texto publicado na petição:

Há cinco anos começou uma corrida à exploração imobiliária descaracterizando a bucólica Granja Viana, em benefícios de gananciosos exploradores imobiliários, associados aos políticos locais, desmatando áreas enormes para construção de prédios, sem análise de impactos de transportes, vizinhança ou meio ambiente. A Granja não comporta e seus moradores são ignorados.

Sendo diariamente submetidos às condições inadequadas das ruas e avenidas desses dois municípios e sofrendo com a intensidade do tráfego na região da Granja Viana, os cidadãos abaixo assinados declaram-se alarmados com os mais de 500 empreendimentos imobiliários realizados nos últimos cinco anos em Cotia e Carapicuíba – região abrangida pela Granja Viana e os atuais em execução e recentemente lançados na Avenida São Camilo, Rua José Félix de Oliveira, Estrada da Basiléia, Rua Zurique e Estrada da Aldeia, Rua João Fazioli, Estrada do Taguaí e Estrada da Fazendinha, sem que a infraestrutura de acesso tenha sido providenciada com a antecedência devida e com a não existência de tratamento de esgotos até mesmo para as propriedades, casas e condomínios já existentes.

A Granja Viana não comporta, não tem calçadas, não tem esgotos, não tem praças e agora estão nos roubando a única coisa que tínhamos: verde, pássaros, animais silvestres, ar puro, silêncio. O trânsito na Avenida São Camilo já se compara ao de São Paulo. É comum demorar 40 minutos para percorrer 4 km da avenida.

Por estas razões respeitosamente assinam este documento solicitando aos prefeitos e vereadores de Cotia e Carapicuíba que se comprometam a :

1. Rever urgentemente as Leis de Zoneamento dos dois municípios levando em conta que a população NÃO DESEJA QUE A GRANJA VIANA TORNE-SE UMA ZONA CAÓTICA E DEMASIADAMENTE ADENSADA COMO VEM OCORRENDO COM OUTRAS CIDADES DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO. NÃO QUEREMOS PRÉDIOS NA GRANJA VIANA.

2. Atender nossa reivindicação de que OS MUNICÍPIOS AO SE DESENVOLVEREM TRAGAM TAMBÉM A CONDIÇÃO DE SANEAMENTO BÁSICO, MOBILIDADE E PRESERVAÇÃO DE ÁREAS VERDES, CONDIÇÕES ESTAS TÃO IMPORTANTES PARA A CONVIVÊNCIA PACÍFICA ENTRE TODOS OS SERES E CAMADAS DA SOCIEDADE.

Pois entendemos que é possível ter SUSTENTABILIDADE ao se conviver com o desenvolvimento, mas não é o que vimos observando com a gananciosa exploração imobiliária em nossa região, principalmente nos últimos cinco anos e os senhores tem responsabilidade direta na política sem estrutura, planejamento e principalmente, SEM NENHUMA APROVAÇÃO PELA SOCIEDADE CIVIL AFETADA pelas práticas realizadas.

3. Atender nossa reivindicação de que nenhum empreendimento seja mais construído na Granja Viana, sem que seus projetos sejam aprovados em até três audiências públicas, realizadas com as organizações de sociedade civil organizada, movimentos de proteção ao meio ambiente e moradores do entorno afetados.

Quer assinar a petição? Clique aqui.