Greve dos motoristas da Danúbio Azul é cancelada. Saiba como ficará circulação
O Jornal Cotia Agora publicou na última sexta-feira com exclusividade sobre a greve que motoristas da Viação Raposo Tavares (Danúbio Azul) fariam nesta terça-feira (26), por conta do excesso de multas que os profissionais vem recebendo dos radares das vias de Cotia.
A paralisação estava marcada a partir das 6h da manhã desta terça, mas não haverá greve. Uma assembleia está marcada no Terminal Metropolitano de Cotia logo cedo, mas, segundo a administração do local, a circulação dos ônibus será normal e os horários estão mantidos.
Entenda o caso:
Em nota, o sindicato que representa a categoria justificou:
“Nos últimos 18 meses, as multas aplicadas mostram discrepâncias graves entre os registros dos tacógrafos, que são certificados pelo INMETRO, e os radares da cidade. Em vários casos, o tacógrafo registra velocidade abaixo do limite da via, mas a autuação acusa números muito superiores. Em ruas de 60 km/h, o equipamento marca 57 km/h, mas a multa chega a apontar mais de 90 km/h, algo impossível em muitos trechos. O SINCOVERO já notificou a prefeitura, enviou ofícios e participou de reuniões, mas nada foi feito. Assim como ocorreu com a instalação dos pedágios, o poder público mais uma vez vira as costas para os trabalhadores e para a população”.
A Prefeitura comentou ao Jornal Cotia Agora:
A Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade informa que instaurou processo administrativo para apurar os questionamentos do Sincovero – Sindicato dos Motoristas Rodoviários e Trabalhadores de Osasco e Região sobre suspeita de divergências entre registros de tacógrafos e os equipamentos de fiscalização eletrônica de Cotia.
As multas aplicadas reclamadas pelo SINCOVERO são objeto de discussão judicial proposta pelo próprio sindicato em face da Prefeitura de Cotia, a juíza da 2ª Vara Cível da Comarca de Cotia julgou improcedente o pedido da entidade sindical e revogou a tutela de urgência que suspendia as autuações questionadas.
Todos os equipamentos em operação no município possuem certificação válida do INMETRO – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, atendendo integralmente às exigências legais.
Ainda assim, visando assegurar transparência e confiança da população e dos trabalhadores, a Secretaria solicitou ao INMETRO a antecipação da verificação metrológica, mesmo com os certificados vigentes e válidos.
No dia 14/08/2025, a Secretaria recebeu do INMETRO o cronograma de verificação/aferição dos equipamentos, a ser realizado nas seguintes datas e locais descritos abaixo. A Secretaria informa, ainda, que foi formalizado convite ao SINCOVERO para que acompanhe as verificações agendadas, reforçando o compromisso com a transparência do processo.
