Guardas civis da região vão até Brasília tratar de propostas e projetos

Nesta quarta-feira (18) aconteceu na sede do CiOeste – Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo, reunião do Grupo de Trabalho das Guardas Municipais composto por comandantes e representantes das corporações de cidades da região, sob coordenação do inspetor Miguel Arcanjo Maidana, comandante da GCM de Osasco.

O encontro contou com a presença do presidente do CiOeste, Josué Ramos, prefeito de Vargem Grande Paulista e de diretores do Consórcio.
Na oportunidade, foi formada uma comissão para participar de reunião no Ministério da Justiça, em Brasília, no início de fevereiro, composta pelos comandantes das cidades, para tratar de propostas e projetos das Guardas Municipais, entre eles a padronização da Segurança Pública Básica.

Entre as propostas discutidas também consta a regulamentação com padronização nacional da carteira funcional dos Guardas; o modelo do uniforme; definir a padronização dos códigos de ocorrência das Guardas e a criação de um centro regional de formação integrado para treinamento dos GCMs.

Também participou da reunião, Reinaldo Monteiro, presidente do Instituto AGM Brasil, que fez parte da equipe do grupo de transição do governo federal, junto ao Ministério da Justiça, e que se colocou à disposição para interlocução do GT das Guardas junto ao ministério.