Guardas Civis de Cotia farão manifesto nesta terça

Após diversas reuniões e uma assembleia realizada na última sexta-feira (20) no Clube do Comerciários, liderada pela Asguaco – Associação dos Guardas Civis de Cotia, ficou definido que a GCM de Cotia fará manifestação na manhã desta terça-feira, em frente à prefeitura.

Uma reunião está marcada entre a Asguaco e a prefeitura, representada pelo secretário de Segurança, Henrique Albuquerque e o de Gabinete, José Lopes.

Na pauta uma série de promessas não cumpridas nos últimos anos pela administração, principalmente em relação a aumento de salário, folgas, horas extras, adicional noturno e plano de carreira, entre outros.

Nesta segunda-feira o advogado da Asguaco, Michel Silva, esteve com representantes da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, subsede Cotia e a Comissão de Segurança Pública. A OAB quis saber da associação sobre a possível paralisação da categoria.

Estiveram na reunião o advogado Michel, o secretário Albuquerque, o subsecretário Romildo e da parte da OAB, os advogados Tuca Miramontes, Dr. Barata e Dr. Salomão.

Trecho do comunicado da Asguaco enviada ao secretário Albuquerque:

Ao

Secretário de Segurança Pública de Cotia, digníssimo guarda inspetor Henrique Pires de Albuquerque,

A Asguaco – Associação dos Guardas Civis de Cotia, por seu presidente, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência noticiar que hoje realizamos assembleia para transmitir aos guardas interessados e que representam 70% do efetivo, os nossos ajustes conforme reunião do dia 11.3.15.

De forma leal abordamos todos os temas de interesse da tropa e o que foi debatido na reunião havida com a Secretaria de Segurança.  Os Guardas exigem que a administração seja rigorosa com a regulação das horas extras e pagamento de adicional noturno e audite eventuais excessos – que no fundo podem configurar até mesmo a prática de peculato -, disciplinando e organizando com mais clareza o funcionamento do pagamento da mencionada verba.

Os Guardas acreditam e respeitam o Senhor e o Inspetor Romildo e torcem para que os problemas institucionais relatados sejam corrigidos em médio prazo (fim das locações dos veículos e imóveis, melhor distribuição dos espaços etc), frisando que a Asguaco está para somar e ajudar com o que for possível.

Obviamente, os Guardas estão aborrecidos com a falta de proposta clara de reposição salarial, afinal, estamos no dia 23.3.15 e é sabido que o reajuste que aborde ao menos a inflação deveria ser de ofício, porém, nada ocorreu e o prazo do dia 19.3.15 dado pela nossa Entidade foi rompido pela administração que acenou para um encontro na próxima terça-feira (24.3.15) às 11h30min na prefeitura com o Secretário de Governo, emissário do prefeito, Sr. José Lopes.

A Asguaco de forma ordeira convidou todos os guardas de folga a comparecerem com suas famílias e amigos à frente da prefeitura no mencionado dia e pede formalmente para que Vossa Excelência permita que os guardas associados que estejam no serviço operacional possam ir à prefeitura para acompanhar a rodada de negociação de forma ordeira.

Acredita-se que chegaremos a um bom termo, portanto, não há nada temer, porém, como é sabido, não é do nosso feitio arredar o pé frente aos desmandos e/ou falta de compromisso e/ou respeito por parte da administração pública.   Sinceramente, nos enche de alegria termos à frente da Secretaria de Segurança dois guardas municipais de carreira limpa e que fizeram muito pela nossa Instituição, porém, o nosso gáudio é acompanhado de grandes expectativas, afinal Vossa Excelência bem sabe das angustias dos guardas.

A Asguaco coloca-se como parceira e amiga, porém, de forma independente e impiedosa com falcatruas e ausência de compromisso, afinal por de trás deste presidente que subscreve existem mais 300 pais e mães de família que honram o nosso fardamento e que não medem esforços para combater os malditos criminosos que rodam e/ou que habitam nossa cidade.   Esteja conosco e tenha a certeza de estar ao lado de quem luta pelo que é certo e justo.   Aguardamos deferimento do pedido em favor dos guardas do serviço operacional e esperamos que a reunião do dia 24.3.15 seja frutífera, frisando que o presidente Cleano encontra-se à disposição para alinhavar o necessário.

 Cordialmente

 GM CLEANO PEREIRA DOS SANTOS – Presidente da ASGUACO

 A qualquer momento novas informações sobre o caso