Hélio Ricardo estreia coluna e comenta sobre a ‘bola oval’

Bola Oval?

Sim! Bola Oval!

Gostem ou não, o chamado Futebol Americano, ou para os norte-americanos apenas Football, é um dos esportes que mais está despertando interesse dos amantes de esportes no Brasil.

Transmitido até então apenas pela TV fechada, o esporte só não teve um crescimento maior ainda no país devido à dificuldade de entendimento de algumas regras pelos espectadores. Entretanto, com o passar do tempo e com o maior acompanhamento dos jogos, os fãs acabam aprendendo os detalhes.

Para que você que ainda não ouviu falar do Futebol Americano, a regra básica consiste em avançar 10 jardas (9,14 metros) em quatro tentativas, numa batalha entre ataque e defesa, para chegar a End Zone (área da defesa) e pontuar. O campo tem ao todo 100 jardas.

Existem duas maneiras principais para pontuar:

– Chegar com a bola até a End Zone e marcar 6 pontos. Assim você ganha o direito de 1 ponto extra se acertar o chute entre as traves verticais colocadas na End Zone

– Tentar um Field Goal, ou seja, um chute de qualquer local de alcance do campo para anotar 3 pontos.

A liga de futebol americano NFL, uma das mais organizadas do esporte, é uma das principais responsáveis pelo sucesso do esporte, não apenas com relação à tabela de jogos, bem como, a contratação e agenciamento de jogadores, fazendo com que, a cada ano, as equipes possam estar mais equilibradas. Desta forma, evita-se que uma equipe (ou no caso “franquia” como os americanos chamam), possa exclusivamente usar o poder de dinheiro para montar equipes imbatíveis. A liga conta com 32 franquias.

O campeonato começa na chamada pré-temporada com amistosos e jogos treinos para preparação das equipes. Na sequência entram na temporada regular, onde cada equipe disputa 16 jogos (definidos de acordo com os critérios da NFL). Os 12 melhores vão para a pós-temporada, ou play-offs, na qual através de jogos mata-mata, definem os dois campeões de conferência. A partir daí vem o melhor: o SUPERBOWL!

O Superbowl é o evento esportivo mais esperado do ano no mundo inteiro, com maior audiência da TV. Nele, as duas equipes disputam o título da NFL, sempre em locais previamente definidos. É também um dos eventos com ingressos mais caros e difíceis de conseguir, custando a partir de USD 2000 (aprox. R$ 5.000). No intervalo do jogo tem shows onde artistas de renome internacional se apresentam, numa estrutura montada e desmontada em poucos minutos.

No Brasil algumas equipes de Futebol Americano já surgiram e constituíram alguns torneios, muito em decorrência do sucesso da NFL. Vamos esperar os próximos anos para ver se o esporte se espalha por nosso país.

* Hélio Ricardo Pedroso é engenheiro, corintiano, roqueiro, louco por cerveja, futebol e também futebol americano.

helio2