Hospital Regional de Cotia investe em processos 100% digitais

O Hospital Regional de Cotia agora têm processos 100% digitais. Isso foi possível graças a integração da Certificação Digital ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP).

Com a mudança, profissionais de saúde passaram a assinar receituários, atestados, internações, entre outros processos, por meio do Certificado Digital e-CPF da Certisign.

De acordo com Luiz Sergio Almeida da Silva, Gerente de Tecnologia da Informação do Seconci-SP, a união da Certificação Digital ao PEP permitiu a migração de processos físicos para o eletrônico, concedendo muitos benefícios.

“O processo totalmente eletrônico facilita o armazenamento de dados, a consulta ao histórico e ao prontuário do paciente e a troca de informações entre os profissionais de todos os departamentos do hospital. Com essas mudanças, reduzimos a burocracia e retrabalhos, assim como o uso do papel”.

Ainda de acordo com Sérgio, a integração da tecnologia contribuiu também para a segurança dos processos. “A Certificação Digital permitiu grandes avanços, como a redução da ilegibilidade, melhoria da rastreabilidade da informação, além da minimização do risco de extravio de documentos e registros. Os profissionais têm acesso às informações necessárias para a tomada de decisão. Esse ganho é imensurável para nós”.

PEP – Prontuário Eletrônico do Paciente

O PEP é a integração de todos os prontuários médicos de um paciente em um único sistema que, quando utilizado com Certificado Digital ICP-Brasil, elimina totalmente o uso do papel. Trata-se da única solução que possibilita registrar informações médicas, autorizar exames, liberar resultados, autorizar internações e armazenar receitas médicas eletronicamente, com a possibilidade de acompanhamento de todas as informações e sem a necessidade de impressão.

Do Revista Hospital Brasil