Ibiúna vai licitar empresa para construir novo aterro sanitário

No final de agosto a Prefeitura de Ibiúna publicou no Jornal Oficial do município uma concorrência pública que prevê a contratação de uma empresa especializada para a prestação de serviços de coleta e destinação de resíduos sólidos domiciliares e demais serviços de limpeza pública.

Além disto, a empresa que apresentar o menor preço por item do edital terá a obrigação de implantar um novo aterro sanitário no município, além de operar o existente que tem um prazo de vida útil de aproximadamente um ano.

A sessão de abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas em assumir o serviço será no dia 1º de outubro.

A publicação é feita no mesmo mês em que venceu o contrato emergencial assinado pela prefeitura com a empresa TB Serviços, Transportes, Limpeza, Gerenciamento e Recursos Humanos, por um montante em torno de R$ 2 milhões. À época, a prefeitura informou que a empresa iniciou os trabalhos reorganizando os serviços de coleta para atender todos os bairros, mas muitos moradores reclamaram, ao longo dos últimos meses, do acúmulo de lixo em várias estradas em que as caçambas para que a população depositasse o lixo foram retiradas pela empresa.

Periodicamente vistoriando o atual aterro sanitário, a vereadora Rozi Aparecida Domingues Soares Machado reconhece que, apesar dos problemas de mau cheiro nas proximidades do aterro, houve uma pequena melhora.

Em uma das vistorias, realizada três meses após o início dos trabalhos da TB, a vereadora constatou uma ligeira melhora. “Antes havia montanhas de lixo, passaram a aterrá-lo melhor”, chegou a dizer Rozi, já que pequenas máquinas foram trocadas por máquinas maiores possibilitando que o lixo seja mais bem espalhado antes de receber terra por cima. Mas o

lixo hospitalar no local preocupa. “Existe uma geladeira onde ficam placentas, entre outros, oriundos de centros cirúrgicos”, completou.

Contrato vencido

A Prefeitura de Ibiúna foi procurada para informar se o contrato com a empresa TB, que venceu em agosto, foi renovado ou se outra empresa foi contratada emergencialmente, mas, até o fechamento desta edição, não retornou com as informações.

Por Vania Alves – Diário da Região edição Castello/Raposo – Foto: Voz de Ibiúna