Idosos de Cotia aprendem técnicas de pintura

O Espaço de Convivência “Viver a Vida” atende idosos e realiza atividades gratuitas diversas.

A iniciativa mais recente do espaço é o projeto “Aquarela”, que está dando oportunidade para que 20 idosos participem de seis encontros para aprender e aprimorar técnicas de pintura.

Lilian Arbex é voluntária e responsável pelas aulas, que tiveram início com uma instrução específica sobre a teoria das cores e as técnicas de pintura, utilizando, inclusive, folhas secas de árvores como um dos recursos. “A aquarela é uma técnica de pintura que serve não só para produzir obra de arte, mas também proporciona um momento de relaxamento”, define Lilian.

Os participantes estão no 5º encontro e, segundo a professora Lilian Arbex, o que mais chama sua atenção é a vontade que todos demonstram de aprender, produzir e inclusive de realizar as lições de casa.

Arbex salienta que após o término das aulas os idosos podem dar continuidade às pinturas em casa. “A aquarela é uma técnica solúvel em água, apresenta baixo índice de toxicidade e, exatamente por apresentar estas características, é indicada para crianças e idosos. Aqui foi o pontapé inicial”.

Para a aluna Soeli Sonette, as aulas representam um momento de grande satisfação e prazer. “Sinto uma grande satisfação de participar das aulas. É muito prazeroso. Sempre tive facilidade para desenhar, mas nunca tive condições financeiras para fazer nenhum curso. Aqui, temos essa possibilidade com uma professora que é uma verdadeira artista e nos ensina que, através de uma atividade relaxante, é possível aprender técnicas novas e realizar trabalhos que nos dão orgulho. Podemos nos desenvolver, também, como seres humanos porque podemos fazer amizades e compartilhar nossas experiências, enquanto estamos aprendendo”.

O Espaço Viver a Vida fica na Rua Senador Feijó, 110, Centro, com uma grade de atividades voltadas à população com idade igual ou superior a 60 anos. Há atividades para desenvolver as habilidades manuais, ginástica, pilates, inclusão digital, dança, entre outras. Informações: 4703-6925