Implantação de radares na Raposo Tavares deve demorar mais algum tempo, diz DER

A licitação para implantação de radares e aparelhos de fiscalização nas rodovias paulistas está em fase de conclusão, mas ainda deve demorar algum tempo para que os dispositivos sejam instalados nas vias, como a Raposo Tavares, no trecho entre São Paulo e Cotia.

O Jornal Cotia Agora vem acompanhando o processo e a rodovia está sem radares fixos desde 2021, quando ocorreu o fim do contrato da empresa que operava o sistema. De lá para cá, uma grande novela, com editais lançados, mas com contestações de empresas participantes.

O DER relançou pela última vez o edital no início do ano e no dia 26 de fevereiro houve a abertura dos envelopes, mas ainda não há uma decisão sobre a empresa vencedora.

Em nota ao Jornal Cotia Agora, o órgão estatal informou:
“O DER informa que no dia 26 de fevereiro ocorreu a abertura dos envelopes da primeira fase da licitação para aquisição dos radares a serem instalados na malha viária administrada pelo Departamento. O processo encontra-se na fase de análise de documentação e preço. A licitação em andamento resultará na aquisição de radares que funcionarão em 649 pontos de controle de velocidade, com investimento previsto de R$ 202,6 milhões. Além de ampliar a área de cobertura, os novos equipamentos serão mais modernos e eficientes, capazes de fiscalizar a velocidade e fazer a contagem de veículos, com a leitura automática das placas e transmissão em tempo real para uma central do DER. A previsão é que os novos radares estejam em operação ainda neste ano”.

Nossa reportagem apurou que os radares a serem instalados na Raposo Tavares ficarão nos Kms 10,8; 11,6; 12,5; 16,1; 17,1; 18,8; 18,9; 20,8; 21,9; 23,8; 25,9; 27,1; 29,2; 30,3; 30,4; 32,2.

Na região ainda teremos mais cinco equipamentos na Rodovia Coronel Nelson Tranchesi, a Estrada da Roselândia, nos kms 33,6; 35,1; 39,9; 41,9 e 43,5.

A novidade é que os novos equipamentos serão mais modernos e eficientes. Além de fiscalizar a velocidade, farão leitura automática de placas e terão, ainda, a função de contagem de veículos, com capacidade de transmissão das informações em tempo real para o DER.