Indústria paulista demitiu 2.500 trabalhadores em agosto. Cotia teve pequena queda

Num resultado que, conforme a entidade, reforça a perspectiva negativa ao emprego, a indústria paulista fechou 2,5 mil postos de trabalho em agosto, segundo informou nesta terça-feira (18) a Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.

O saldo ficou praticamente estável – queda de 0,08% – na comparação com julho com ajuste sazonal. Apesar do dado negativo do mês passado, o saldo de empregos da indústria de São Paulo seguiu no campo positivo no acumulado de janeiro a agosto, quando as fábricas abriram 14 mil vagas, alta de 0,64%.

Entre os 22 setores acompanhados pela pesquisa de emprego da Fiesp, nove fecharam vagas em agosto, com destaque negativo para as indústrias de produtos têxteis e de produtos de metal, que fecharam, cada uma, pouco mais de mil postos.

Outros nove setores contrataram mais do que demitiram e quatro mantiveram seus quadros estáveis.

Em Cotia

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do Ciesp em Cotia (região composta por seis municípios) apresentou resultado praticamente estável no mês de agosto. A variação ficou em 0,02%, o que significou uma pequena queda de aproximadamente 10 postos de trabalho.

No ano, temos um acumulado de -0,86%, representando uma queda de aproximadamente 400 postos de trabalho. Nos últimos 12 meses, o acumulado é de -0,61%, representando uma queda de aproximadamente 300 postos de trabalho.

O nível de emprego industrial na Diretoria Regional do Ciesp em Cotia no mês de agosto/2018 foi influenciado pelas variações negativas de Produtos Químicos (-1,71%) e Equipamentos de Informática, Produtos Eletrônicos e Ópticos (-1,49%), que foram os setores que mais influenciaram o cálculo do indicador total da região. O resultado só não foi pior devido às variações positivas dos setores de Produtos Alimentícios (2,06%) e Produtos de Borracha e de Material Plástico (0,66%), que também influenciaram