Inmetro fiscaliza ovos de Páscoa com brinquedos em todo o país

O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) inicia nesta segunda-feira (7) a Operação Especial Páscoa, que fiscalizará pontos de venda de ovos de chocolate que contenham brinquedos. A operação vai até sexta-feira.

O Inmetro vai verificar se os brinquedos oferecidos como brinde têm o selo de identificação de conformidade, que atesta que o produto foi certificado. A ação ocorrerá em todos os Estados.

Segundo o instituto, o objetivo é coibir a venda de itens irregulares.

O consumidor também pode fazer a verificação ao comprar. Os chocolates com brinquedo certificados devem trazer a seguinte frase na embalagem: “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”, informa o Inmetro.

Os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades terão até dez dias para se defender. Depois, estarão sujeitos às penalidades previstas em lei, com possibilidade de multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão.

Os consumidores que quiserem apresentar denúncias podem ligar para 0800 285 1818, ou enviar mensagem para o email [email protected].

Da Agência Brasil