Internet do Brasil é pior que a do Líbano

Segundo levantamento, o país da América do Sul está na 61ª posição no ranking, com nota 6,28.

Um estudo realizado pela ITU (sigla em inglês para União Internacional de Telecomunicação) fez um ranking de qualidade de internet com 167 países do mundo.

O Brasil ficou em 61º lugar na lista, abaixo dos vizinhos Costa Rica, Chile, Argentina e Uruguai. Dos norte-americanos Estados Unidos e Canadá. Além dos países da Europa, Oceania, Líbano e outros asiáticos, e Kuwait, Israel e Arábia Saudita, que fazem parte do Oriente Médio.

A pesquisa não levou em conta apenas a velocidade da internet. O acesso popularizado nos computadores e celulares também serviu de diferencial. Os países que têm internet com boa qualidade, mas que não chega à população receberam ponto negativo.

No levantamento, foram usadas pontuações de 0 a 10. O primeiro lugar ficou com a Coreia do Sul, com 8,93 pontos, a vice-liderança foi abocanhada pela Dinamarca, com 8,88, seguida pela Islândia, com 8,86. Entre os piores colocados estão Chade (1,17), Eritreia (1,22) e Etiópia (1,45).

Apesar de não chegar nem perto dos primeiros colocados, a República Federativa do Brasil teve melhora desde a última pesquisa. O país marcou 6,28 pontos, uma média melhor do que a do último estudo, em 2010, quando ficou em 76º lugar, com nota de 5,01.

Do Diário de S. Paulo