Itapevi está em alerta para surto de dengue, chikungunya e zika

Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os municípios, aponta que 28 cidades encontram-se em situação de alerta de surto de dengue, chikungunya e zika no Estado de São Paulo e outras 344 em situação satisfatória.

Dentre as cidades da região Oeste, apenas Itapevi está no grupo de risco. Seu LIRAa foi de 2,8. Nessa escala, números superiores a 4 indicam risco de surto – situação em que não está enquadrada nenhuma cidade paulista. Entre 1 e 3,9, a situação é de alerta. E menos de 0,9, satisfatória. Nesse último grupo estão Parnaíba (0,6), Barueri (0,4), Carapicuíba (0,3) e Osasco (0,3).

As demais cidades da região não integraram a pesquisa. A chikungunya, zika e dengue são transmitidas pelo mosquito Aedes agypti, que usa água parada para se reproduzir. Por isso, as ações de combate aos criadouros serão reforçadas com a volta do período de chuvas. Nas cidades da região Sudeste, a maioria dos criadouros está nos vasos de plantas, garrafas, piscinas e calhas.  O ministério também divulgou que, em todo o País, até 22 de outubro, foram registrados  1.458.355 casos de dengue e 251.051 casos suspeitos de febre chikungunya, sendo 134.910 confirmados. Já o vírus zika somou 208.867 casos prováveis e causou três mortes.

Do Webdiario